Texto por Colaborador: Redação 22/02/2026 - 15:45

Há poucos meses, Jobe Bellingham era apontado como uma decepção. Hoje, é titular há oito partidas consecutivas no Borussia Dortmund. A virada é real — e o próprio treinador Niko Kovac foi o primeiro a reconhecê-la.

O inglês de 20 anos chegou ao BVB no verão passado, em meio a grande expectativa. Teve um início razoável no Mundial de Clubes nos Estados Unidos, com um gol, uma assistência e três jogos como titular. Mas quando a temporada oficial começou, o rendimento caiu, e o crédito no clube foi se esgotando rapidamente. "Ainda me lembro muito bem das perguntas depois de um, dois, três meses", disse Kovac na coletiva, descrevendo a impaciência em torno da contratação.

A lesão de Marcel Sabitzer foi o ponto de virada. Com o veterano fora, Bellingham ganhou sequência — e não desperdiçou a oportunidade. A cada partida, o volante tem demonstrado mais tranquilidade, segurança e presença nas ações. Kovac foi enfático: "Ele reage mais rápido, está mais presente na ação e está evoluindo bem no geral. Estou muito satisfeito com isso."

A comparação com o irmão Jude, craque do Real Madrid, é inevitável — mas injusta. Jobe é dois anos mais novo e atua em uma função diferente, sem a mesma vocação para o gol que caracteriza o camisa 5 merengue. Sua principal área de melhoria ainda é a tomada de decisão: com frequência, opta pelo passe lateral de baixo risco quando um passe em profundidade seria possível. A habilidade técnica existe — o que ainda amadurece é a autoconfiança para usá-la nos momentos certos.

O que não falta, porém, é comprometimento. E isso Kovac ressalta com entusiasmo: "Ele é alguém que realmente quer melhorar a cada dia, seja dentro ou fora de campo, por meio de análise de vídeo, análise individual ou análise de equipe. Ele é um profissional absoluto nesse aspecto. Eu gosto particularmente do fato de um jogador tão jovem já saber exatamente o que é preciso para melhorar."

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

39 pessoas já votaram