Texto por Colaborador: Redação 21/02/2026 - 03:30

O Borussia Dortmund chegou no momento certo. Com vitórias expressivas sobre o Mainz 05 (4 a 0) e a Atalanta Bergamo (2 a 0), a equipe de Niko Kovac encostou no líder Bayern de Munique na Bundesliga — a diferença, que chegou a onze pontos, caiu para apenas seis — e garantiu uma boa posição de largada na Liga dos Campeões. O desempenho convenceu até vozes historicamente críticas ao clube, como o comentarista Dietmar Hamann.

Em sua coluna na Sky, o ex-jogador da seleção alemã foi generoso nos elogios: "Eles têm força de vontade, convicção, garra, paixão e resiliência. Tudo aquilo que as pessoas sempre negaram a eles." Para Hamann, o debate sobre estilo de jogo é secundário diante dos resultados: "Não consigo entender toda essa discussão sobre futebol bonito. Eles jogam um futebol vitorioso, e isso é o que mais importa."

O comentarista também chamou atenção para a solidez do elenco mesmo diante de desfalques. A ausência do zagueiro Nico Schlotterbeck, por exemplo, não enfraqueceu o time — pelo contrário. "O BVB conquista mais pontos sem ele do que com ele e também conseguiu a virada no final da última temporada sem ele", observou Hamann, ressaltando, ao mesmo tempo, a importância do defensor para os objetivos que ainda estão por vir.

Olhando para os próximos compromissos, Hamann reconhece que os jogos contra o RB Leipzig e a Atalanta podem definir o rumo da temporada, especialmente antes do clássico contra o Bayern. "É claro que tudo pode acabar em uma semana se você perder em Leipzig e for eliminado em Bergamo. Mas se você vencer no sábado e avançar na Liga dos Campeões, entrará no clássico de cabeça erguida", afirmou.

Se o BVB mantiver o nível atual, a Bundesliga pode ganhar uma disputa pelo título mais equilibrada do que se imaginava — com o Dortmund fazendo o Bayern suar até o fim.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

34 pessoas já votaram