Texto por Colaborador: Redação 20/02/2026 - 10:16

Karim Adeyemi vive um momento complicado no Borussia Dortmund e tem recebido críticas após participações recentes como reserva. A situação levou a questionamentos inclusive sobre suas chances de disputar a Copa do Mundo, com o ex-goleiro Roman Weidenfeller comentando o momento do atacante.

Enquanto a equipe tem apresentado bons resultados e segue sonhando com a disputa pelo campeonato, o jogador ofensivo tem desempenhado apenas papel secundário. Weidenfeller foi direto ao avaliar suas atuações: “Ele não está em sua melhor forma no momento e, quando entra, perde muitas bolas para mim”. O campeão mundial de 2014 também afirmou que espera maior impacto do atleta no jogo: “No momento, ele geralmente sai do banco e tenho que dizer que gostaria que Karim fosse o jogador diferencial não só no papel, mas também em campo.”

O papel de Adeyemi mudou sob o comando de Niko Kovac. Após sequência como titular no outono, passou a ter participações curtas desde o início do ano. Na Bundesliga raramente permaneceu muito tempo em campo e, na Liga dos Campeões, atuou principalmente como opção vinda do banco, enquanto concorrentes como Maximilian Beier ganharam destaque.

A situação pode ter reflexos na seleção nacional. Weidenfeller ressaltou que a falta de minutos pesa contra uma convocação: “Se ele não jogar, não vai para a Copa do Mundo. Você não deveria levar ninguém para a Copa do Mundo se não jogar no clube.”

No próprio Dortmund, o futuro do atacante ainda não está definido. O contrato vai até 2027 e uma extensão não está em pauta no momento. Uma transferência na próxima janela é considerada possível, especialmente porque o clube ainda poderia receber uma compensação financeira pela negociação.