Reprodução Atalanta Bergamasca CalcioA derrota por 2 a 0 para o Borussia Dortmund no jogo de ida das playoffs da Liga dos Campeões não apagou o otimismo de Raffaele Palladino. O técnico do Atalanta manteve a confiança na classificação e ainda revelou a origem da tensão com o treinador adversário, Niko Kovac, ao final da partida.
A noite em Dortmund começou de forma atípica: o início do jogo foi adiado em 15 minutos após o ônibus do time da casa se atrasar por causa de um congestionamento no trânsito. Isso não impediu que o BVB abrisse o placar logo aos três minutos, com uma cabeçada de Serhou Guirassy. Pouco antes do intervalo, o mesmo Guirassy deu a assistência para Maximilian Beier fechar o placar em 2 a 0.
O Atalanta chegou ao confronto já desfalcado: Giacomo Raspadori e Charles De Ketelaere sofreram lesões ao longo da semana e devem ficar de fora por pelo menos um mês.
"Não devemos falar sobre quem não está aqui, mas nos concentrar em quem jogou", disse Palladino ao Sky Sport Italia. "É uma pena que já estivéssemos perdendo logo de início, porque sabíamos que o Borussia Dortmund é um time muito bom, com jogadores fortes capazes de atacar o espaço. Eles cruzaram e não marcamos direito naquele gol."
O ex-técnico Fabio Capello, comentarista do canal, alertou que marcar individualmente o ataque do Dortmund era uma receita para o desastre. Palladino concordou com a avaliação: "É verdade que os atacantes deles têm muita qualidade técnica e física. Os meias também me impressionaram, são jogadores completos. Mas nossa mentalidade precisa ser de coragem. Estudamos nossos adversários, esses jogos também ajudam a entender nossos pontos fortes e os deles. Não será fácil reverter esse placar, mas acredito nisso, a torcida vai nos empurrar, e é por isso que amamos o futebol — porque ele te dá a oportunidade de virar a situação."
Gianluca Scamacca voltou ao time titular, mas pareceu visivelmente enferrujado. Nikola Krstovic, que entrou no segundo tempo em seu lugar, mostrou mais presença.
"Cometemos muitos erros e ficamos presos em uma só faixa do campo, fomos previsíveis demais, lentos demais na circulação. Mas melhoramos muito no segundo tempo, com mais posse, mais movimentação, mais opções no ataque e espaços se abrindo. Tive a sensação de que estávamos em condição de criar algo, mas faltou um pouco de qualidade no último terço, no passe final. Há coisas que não fizemos bem esta noite e vamos analisar isso com o grupo para fazer melhor da próxima vez. Também não podemos esquecer que enfrentamos um time forte, que é o segundo na Bundesliga, apenas seis pontos atrás do Bayern de Munique. Fico triste com o resultado, mas também noto que eles tiveram apenas dois chutes a gol e os dois foram gols. Precisamos pensar positivo, nosso sonho é avançar, e se não conseguirmos, saberemos que demos tudo. Há muitos jogadores jovens no elenco que ganharam experiência valiosa para o futuro."
Com o resultado, o Atalanta precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença na partida de volta, marcada para 25 de fevereiro em Bergamo, apenas para forçar a prorrogação.
"Este foi só o primeiro tempo, o segundo é no nosso campo. Assim como eles marcaram dois gols contra nós hoje, podemos fazer o mesmo em Bergamo", garantiu Palladino. "Os jogadores sabem o que precisamos fazer. Vamos nos reerguer e certamente jogar o jogo de volta com grande intensidade."
A tensão apareceu já no apito final, quando Palladino foi embora sem cumprimentar Kovac. O técnico explicou o motivo: "Não gosto de protestos. Eles reclamavam de tudo na beira do campo. Procuro deixar os árbitros fazerem o trabalho deles, no bem e no mal, então apenas disse a ele que deveria deixar os árbitros trabalharem."
18/02
12:30
Jornal revela intervenção de Lars Ricken no vestiário após episódio com Serhou Guirassy
18/02
12:00
Atalanta faz acusações ao BVB por transferência de Samuele Inacio
18/02
10:30
Vitória sobre a Atalanta foi a 100ª do Borussia Dortmund na Champions
18/02
10:00
Imprensa alemã destaca atuação madura do Borussia Dortmund em vitória sobre a Atalanta
18/02
05:00
Vitória sobre o Atalanta: as reações de Kovac e Kehl após o 2 a 0
18/02
04:00
Jogadores comentam a vitória do BVB sobre o Atalanta
18/02
03:00
Por trás do gol, uma homenagem: a dor que Guirassy carregou em campo
18/02
02:00
Palladino aposta na virada em Bergamo e revela atrito com Kovac
18/02
01:00
De Roon prega confiança: "Podemos machucar o Dortmund em Bergamo"
17/02
19:19
Dortmund abre vantagem na Champions com vitória por 2 a 0 sobre a Atalanta
17/02
18:47
Números de BVB 2x0 Atalanta - Champions League 25-26
17/02
14:04
Jovem do Twente desperta atenção do Dortmund e outros clubes
17/02
10:00
Matthäus acredita em renovação de Schlotterbeck com o Dortmund
17/02
09:30
Hummels reage à crise defensiva do Dortmund e faz brincadeira sobre retorno
17/02
09:23
Kauã Prates passa por exames e deve assinar contrato longo com o Dortmund
17/02
04:00
Ryerson no radar: dupla da Premier League entra na disputa com Barcelona
17/02
03:00
Borussia Dortmund pode surpreender com ex-estrela do Bayern no radar
17/02
02:00
Kovac vê futuro brilhante para joia de 17 anos do Dortmund