Texto por Colaborador: 14/12/2016 -

Em fevereiro reencontram-se, 53 anos depois. Benfica e Borussia Dortmund não são propriamente dois «velhos conhecidos» de outras noites europeias, mas o segundo dos dois únicos duelos inscritos nos anais da história carrega o peso do «Jogo do século» para os alemães.

4 de dezembro de 1963. 40 mil pessoas deixam o estádio Rote Erde (hoje adjacente ao imponente Signal Iduna Park) a beira de rebentar pelas costuras. A noite é de Taça dos Campeões Europeus e em causa está o apuramento para a 3ª ronda da mais importante prova de clubes do "velho continente".

O Benfica aterrava na Vestefália com uma vantagem magra. Tinha ganho por 2x1 no estádio da Luz, mais de um mês antes, com golos de António Simões (46') e Eusébio (67'); para o Borussia Dortmund tinha marcado Reinhold Wosab. Tudo em aberto para uma «dança no gelo» em solo alemão.

Primeira parte arrasadora

"O Jogo do século" não o é por acaso. O Benfica, que dois anos antes se tinha coroado bicampeão europeu, sucumbiu sem resistência a uma primeira parte infernal do Borussia Dortmund. Aos 37 minutos já o resultado marcava 3x0 para os alemães, que acabariam por golear por 5x0.

Franz Brungs. O nome que nessa noite dizimou praticamente sozinho o conjunto português, com um hattrick puro (35', 37 e 47 minutos). Timo Konietzka e Reinhold Wosab completaram o «massacre» que, curiosamente, fez do Benfica uma equipa admirada em Dortmund.

Michael Zorc, lenda do clube e atual diretor desportivo do Borussia Dortmund, recordou precisamente essa noite de dezembro de 1963 pouco depois do sorteio que ditou o reencontro entre as duas equipas, mais de meio século depois.

"É um passado muito bonito, o desse jogo de 1963. Se conseguirmos fazer metade daquilo que foi feito nessa noite penso que ficaríamos bem lançados. Mas desde então que aqui em Dortmund percebemos a dimensão do Benfica, de longe o maior clube de Portugal e um dos maiores do mundo", disse Zorc.

Em 14 de fevereiro tem a volta, no estádio da Luz, na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. E a 8 de março é a vez do Benfica visitar um território que lhe escreveu uma das mais dolorosas derrotas internacionais da sua história. Acompanhe aqui o Benfica x Borussia Dortmund em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.

VÍDEO:

Fonte: Goal.om

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

82 pessoas já votaram