Texto por Colaborador: 18/10/2020 -

O Borussia Dortmund teve permissão para jogar na frente de cerca de 6.000 espectadores contra o Hoffenheim. O CEO Watzke elogiou muito os fãs - e ao mesmo tempo enviou um sinal aos políticos. "As pessoas foram superdisciplinadas. Eles se comportaram muito bem. Isso foi realmente perfeito."

Essa impressão pode ser confirmada, mesmo antes da pausa internacional não houve reclamações de improbidade por parte dos torcedores. Após o aumento no número de infecções, o diretor do BVB criticou, portanto, as estipulações da política de se comprometer com jogos fantasmas ou números de visitantes de apenas 250 ou 300 torcedores.

"Se algo tivesse acontecido comprovadamente no futebol, poderíamos falar sobre isso", disse Watzke. Ele enfatizou: "Se todos os outros eventos, sejam internos ou externos, tivessem sido tão disciplinados como aqui no futebol, então esse número de infecções não teria sido."

Na 4ª rodada da Bundesliga, muitos clubes tiveram que reduzir significativamente o número de sua audiência devido ao atual desenvolvimento da pandemia corona. Watzke ligou o alarme. "Se houver outra grande interrupção, as luzes podem se apagar para alguns", alertou Watze ao jornal " Bild " antes de um novo bloqueio. Ele se referia as dificuldades econômicas dos clubes "Em termos de futebol, penso que podemos gerir esta temporada", especulou o director-geral de 61 anos e acrescentou: "Pelo menos a maioria dos clubes, se não houver mais interrupções."

Michael Preetz, treinador do Hertha , espera um cenário igualmente sombrio se a Bundesliga for cancelada. "Todos nós sabemos que se a temporada não pudesse ser jogada até o fim, haveria problemas existenciais para todos", disse.

O chefe do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, enfatizou recentemente que presume que todos os clubes da Europa perderão entre 50 e 200 milhões de euros devido à falta de espectadores, com os campeões alemães a cerca de 100 milhões de euros. "Quanto tempo pode durar um clube de futebol, isso pode ser contado em cinco dedos", sublinhou o dirigente de 65 anos. Segundo a DFL, os clubes da Bundesliga geram vendas de 500 milhões de euros em uma temporada normal apenas com a venda de ingressos.

Não apenas a falta de receita de audiência é um problema. Os clubes da Bundesliga também têm que reduzir quando se trata de dinheiro para TV, já que a DFL pode gerar menos dinheiro com marketing estrangeiro.