Texto por Colaborador: Redação 30/01/2026 - 10:00

O Borussia Dortmund voltou a deixar dúvidas sobre sua capacidade de competir no mais alto nível do futebol europeu após a derrota para o líder da Serie A, a Inter de Milão. O revés se soma a outros resultados negativos recentes na Liga dos Campeões, como as derrotas por 2 a 0 para o Tottenham e por 4 a 1 diante do Manchester City. Além do desempenho em campo, a equipe novamente lidou com problemas de elenco. O Kicker resumiu a situação como dificuldades “em largura e topo”.

Segundo a análise da publicação alemã, o nível apresentado atualmente não é suficiente para a elite europeia. Essa é a conclusão considerada sóbria e realista a partir das últimas atuações do BVB na competição. A grande chance desperdiçada por Serhou Guirassy contra a Inter foi apontada como reflexo de sua fase atual — uma oportunidade que, na temporada passada, provavelmente teria tido outro desfecho. Ainda assim, o fato de essa ter sido praticamente a única chance clara do Dortmund em 90 minutos é visto como sintomático. O Kicker aponta falta de “penetração ofensiva, velocidade, criatividade e profundidade de jogo”, elencando quatro aspectos nos quais o Borussia Dortmund não atinge, no momento, um patamar que intimide os principais clubes da Europa.

Além disso, houve novamente preocupação com a situação defensiva, especialmente na quarta-feira. Aaron Anselmino já precisou retornar ao Chelsea, enquanto Niklas Süle esteve ausente e Waldemar Anton acabou ficando fora em cima da hora. Apesar disso, a defesa se manteve estável por boa parte do jogo — ainda que parte da imprensa tenha visto o desempenho de forma diferente. As ausências ao longo da partida, porém, representaram desafios mais sérios para o técnico Niko Kovac.

No banco, apenas Yan Couto aparecia como opção defensiva nominal, jogador conhecido por seu impulso ofensivo. No fim, Kovac não precisou improvisar, já que Filippo Mané e Nico Schlotterbeck, que sentiram problemas durante a partida contra a Inter, não estavam fora de combate.

A expectativa é de que Niklas Süle e Waldemar Anton retornem no fim de semana. Daniel Svensson, que esteve suspenso na Liga dos Campeões, também volta a ficar disponível. Com isso, os problemas de elenco tendem a ser menores. Resta saber, no entanto, se o mesmo vale para os aspectos de desempenho citados anteriormente. Ao menos desta vez, o próximo adversário não será Tottenham ou Inter, mas o Heidenheim.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

13 pessoas já votaram