Texto por Colaborador: Redação 16/02/2024 - 14:00

Por causa do acordo com investidores da Liga Alemã de Futebol (DFL), os ultras nos estádios alemães protestam veementemente. Hans-Joachim Watzke, presidente do conselho de supervisão da DFL e diretor administrativo do BVB, agora se posicionou e apelou aos torcedores.

Nas últimas semanas, os torcedores expressaram cada vez mais seu descontentamento com a Liga Alemã de Futebol (DFL) e seu acordo de investidores: entre outras coisas, bolas de tênis e outros objetos voaram para o campo, e os árbitros tiveram que interromper alguns dos jogos. Na noite de quarta-feira, o programa "Lanz", da ZDF, apresentou, entre outras coisas, a tese de que o futebol alemão pertence aos adeptos. Hans-Joachim Watzke diz em entrevista ao Bild: "Isso não está totalmente errado, mas também não está totalmente certo. O futebol é de todos nós! E é por isso que todos nós temos que ter muito cuidado com isso – esse é o meu desejo."

A DFL permaneceu em silêncio por muito tempo, mas agora Watzke diz: "Nós nos comunicamos muito abertamente sobre essa questão. Tivemos duas reuniões públicas em Dortmund sobre o processo de investidor, com duração de várias horas, com várias centenas de participantes, com diretores da DFL, todos os torcedores interessados foram convidados. Tivemos discussões polêmicas até que a última pergunta fosse respondida, e sempre com respeito." O presidente do conselho fiscal da DFL, que também é diretor-geral do Borussia Dortmund, continuou: "Acredito que essa forma de lidar com o outro também é apreciada aqui. Nas últimas semanas, tenho dito menos, agora chegou o momento de apelar a todas as partes envolvidas para que diminuam a escalada e cooperem. Todo mundo tem que se estender a mão nesse caminho."

No período que antecedeu a votação dos investidores, os clubes não envolveram suficientemente seus sócios e torcedores no processo de formação de opinião? Segundo Watzke, essa é "uma questão legítima que precisa ser pensada com cuidado". O homem de 64 anos explicou: "Na época, decidimos que a DFL transmitiria de forma transparente as deliberações do comitê executivo aos clubes, e que os clubes discutiriam o assunto com seus respectivos torcedores de forma descentralizada. Afinal, os clubes conhecem melhor seus torcedores e estabeleceram estruturas de diálogo. Talvez em retrospectiva teria sido melhor trazer as conversas diretamente da DFL para as cenas." No entanto, sempre houve a sensação "de que faz mais sentido para os clubes assumi-lo", diz Watzke, acrescentando: "No BVB, por exemplo, fizemos como descrito acima. Publicamente, com o envolvimento do Conselho de Torcedores. Muitos dos pontos dessas discussões foram incorporados ao segundo processo de investidor. Então não seria correto dizer que o diálogo não levou a nada."

Nos estádios da Bundesliga, provavelmente haverá mais ações de protesto. "Há novos estágios de escalada para todas as partes envolvidas", diz Watzke, mas: "Apelo a todos nós para que mantenhamos a moderação e a moderação agora. O diálogo é a melhor maneira de fazê-lo! Precisamos de um caminho comum." (Via FN)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

130 pessoas já votaram