Texto por Colaborador: Redação 11/09/2023 - 14:20

A demissão de Hansi Flick do comando técnico nacional tem inevitavelmente impacto no Borussia Dortmund. Afinal, os pretos e amarelos têm o maior contingente de jogadores internacionais atuais e potenciais ao lado do Bayern. Três negros e amarelos estavam no time titular para a atuação de despedida de Flick contra o Japão e, como quase todos os colegas, decepcionaram.

A experiência de usar Nico Schlotterbeck como lateral-esquerdo falhou miseravelmente, e o retorno de Niklas Süle foi apenas marginalmente mais estável. Emre Can, apontado por Flick como um jogador-chave na posição à frente da defesa, carregou sua falta de forma desde o início da temporada em Dortmund para a seleção. Julian Brandt não conseguiu causar grande impacto a partir do banco, e Felix Nmecha, que foi surpreendentemente convocado, não jogou.

Depois do jogo em casa dos atletas internacionais BVB, na terça-feira à noite, frente à França, que Rudi Völler vai comandar com Hannes Wolf e Sandro Wagner, a federação quer encontrar um sucessor a longo prazo para Flick. Certamente, como o destino a curto prazo dos jogadores nacionais do Dortmund se desenvolve depende desse pessoal. No entanto, um prognóstico inicial já pode ser feito: Niklas Süle deve estar comparativamente pouco triste com a despedida de Flick, Emre Can provavelmente está sofrendo mais.

O técnico demitido havia feito recentemente um exemplo do zagueiro Süle, não o convidando, apesar das boas atuações no BVB. O teor que falta ao zagueiro corpulento o último nível de profissionalismo e condicionamento físico acompanhou Süle ao longo de sua carreira. Como relata o canal de TV Sport1, seu desembarque temporário contribuiu para que Flick perdesse apoio mesmo dentro da seleção alemã. Süle é um jogador popular cuja falta de levar em conta era difícil de compreender em termos de desempenho. Mesmo que o jogador de 28 anos tenha perseguido recentemente sua forma no uniforme da Alemanha como muitos colegas, é provável que ele permaneça firmemente planejado com o futuro treinador da Alemanha. Caso seja Julian Nagelsmann, no entanto, uma conversa esclarecedora pode ser necessária após a despedida de Munique em 2022.

Can, no entanto, foi um dos poucos vencedores com a seleção nos meses turbulentos desde o desastre da Copa do Mundo no Catar. Em março, o médio regressou à seleção da DFB pela primeira vez desde o EURO 2021 e foi declarado sem cerimónia um pilar permanente por Flick. O novo capitão do BVB conseguiu retribuir a confiança inicialmente contra Peru e Bélgica, mas nos testes de junho e agora contra o Japão ficou devendo muito. Tendo em conta a forma fraca que Can mostra no início da temporada em Dortmund, é difícil imaginar que o futuro treinador alemão veja o jogador de 29 anos como um candidato automático ao onze inicial. Também aqui Nagelsmann seria particularmente interessante: Joshua Kimmich era o confidente mais próximo do Bayern na equipe e dificilmente teria de continuar a jogar no lado direito da defesa da equipe da Alemanha. (Via Fussball.news)

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram