Texto por Colaborador: Redação 17/08/2022 - 21:57

O chefe do BVB, Hans-Joachim Watzke, vê muito trabalho a ser feito no futebol profissional alemão para um desenvolvimento positivo.

"Estamos no processo de perfuração de tábuas grossas para o futuro", disse o diretor-gerente do Borussia Dortmund na Assembleia Geral da Liga Alemã de Futebol: "As tábuas grossas têm a qualidade desagradável de levar mais tempo para fazer os furos necessários".

Mas ele sente grande confiança de que o diálogo não público entre as 36 equipes da primeira e segunda divisão na quarta-feira foi "um evento muito bom", destacou Watzke.

"Às vezes você tem que trancar a porta por dentro e conversar um com o outro. Houve muito acordo. Isso foi muito bom e muito focado nas tarefas à frente."

Abolição de 50+1? Neuendorf não vê "garantia de sucesso"

Para ter sucesso entre a competitividade internacional e a preservação das tradições nacionais, "reformas e decisões inteligentes para o futuro são necessárias", disse o presidente da DFB, Bernd Neuendorf: "Temos que encontrar um equilíbrio entre as inovações necessárias, gerando novas fontes de renda e nossa tradição, bem como a cultura."

Os tópicos mais importantes que o futebol alemão está abordando atualmente são marketing externo, parcerias estratégicas com investidores, o acordo básico e a regra 50+1.

Neuendorf não vê "garantia de sucesso" para o futebol alemão com a abolição repetidamente discutida do 50+1: "Um evento puramente baseado em capital faria da Bundesliga um peão para os investidores", disse ele.

Isso não é "desejável nem comunicável" e "não pode ser conciliado com as raízes históricas e sociais do futebol na Alemanha", explicou o cartola da DFB.

Watzke confirmado como presidente do conselho fiscal da DFL

Na quarta-feira, Watzke foi confirmado no cargo como presidente do conselho de supervisão e primeiro vice-porta-voz do presidium da DFL. O diretor-gerente do Dortmund, que concorreu como único candidato, foi eleito com 35 votos a favor e uma abstenção. Watzke sucedeu Peter Peters em fevereiro.

"Agradeço a confiança e vou tentar com meus colegas fazer o meu melhor pela liga nos próximos três anos", disse Watzke após a eleição.

No futuro, o Comitê Executivo de nove membros também incluirá Oliver Leki (SC Freiburg), Steffen Schneekloth (Holstein Kiel), Jan-Christian Dreesen (Bayern Munique) e Axel Hellmann (Eintracht Frankfurt), Oke Göttlich (FC St. ) e Holger Schwiewagner (SpVgg Greuther Fürth).

O conselho é completado pela Diretora Administrativa Donata Hopfen, que não será eleita na reunião, e pelo Diretor da DFL, Ansgar Schwenken.

Via Sport.de