Texto por Colaborador: Redação 09/02/2026 - 08:42

A vitória do Borussia Dortmund por 2 a 1 sobre o Wolfsburg não convenceu a imprensa alemã. Mesmo com o resultado positivo fora de casa, as análises destacam uma atuação fraca na maior parte do confronto e muitos problemas defensivos, o que levou os principais veículos a classificarem o triunfo como uma “vitória estúpida”.

O Tagesspiegel resumiu o resultado de forma direta ao estampar a manchete “Feliz, mas venceu”. Segundo o jornal, o Wolfsburg esteve no mínimo em igualdade com o Dortmund e poderia até ter saído vencedor. A publicação ressaltou, sobretudo, as inúmeras oportunidades desperdiçadas por Mohammed Amoura. Para o veículo, não houve sinais claros da diferença de posições na tabela, com o BVB permanecendo “calmo” por longos períodos. Ainda assim, graças ao gol tardio de Guirassy, o Borussia garantiu três pontos e alcançou sua quinta vitória em seis partidas neste ano.

O Spiegel também seguiu a mesma linha ao classificar a partida como mais um “jogo pesado” do BVB nesta temporada. A revista apontou que o primeiro tempo chegou a deixar os espectadores “em transe” por boa parte do tempo. Apenas perto do intervalo o jogo ganhou emoção, quando Beier acertou o travessão e, logo depois, Brandt marcou. O empate do Wolfsburg veio após um handball considerado “desnecessário” de Schlotterbeck, em um momento em que o time da casa “aumentou a pressão com pressões iniciais”. Enquanto Amoura desperdiçou chances “em todas as direções”, Guirassy mostrou eficiência ao marcar o gol decisivo para o Dortmund.

Já a Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) apontou como principal problema do Borussia a “grande negligência na preparação para o jogo”. O jornal destacou que até Gregor Kobel cometeu um erro de passe descuidado. O Wolfsburg, que havia sido descrito como “sem chances e inofensivo” por muito tempo, cresceu na partida e criou diversas oportunidades com Amoura, também em razão da defesa vulnerável do BVB. Por outro lado, a FAZ ressaltou a atuação de Nico Schlotterbeck, afirmando que ele “repetidamente fazia passes longos, na maioria das vezes bem colocados, pelo campo”, sendo considerado o verdadeiro armador do Dortmund. A publicação ainda observou que a suspensão pelo quinto cartão amarelo fará com que Schlotterbeck fique fora do próximo jogo contra o Mainz, evitando que cumpra a penalidade diante do Bayern.

O WAZ também utilizou o termo “Duselsieg” para definir o resultado. Para o jornal, o BVB provavelmente não sabe explicar como venceu essa partida. “O BVB continua sendo um time de ponta que vence após vitória na Bundesliga. Como? Está ficando inexplicável aos poucos.” A análise apontou que, por muito tempo, o Dortmund teve pouco a oferecer e só conseguiu pressionar o adversário em uma breve fase após abrir o placar. Diante das muitas chances criadas pelo Wolfsburg no segundo tempo, até um empate teria sido “um pouco sortudo”. Com a vitória, no entanto, o BVB manteve-se na perseguição ao Bayern sem sofrer um revés.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

23 pessoas já votaram