Texto por Colaborador: Redação 05/08/2024 - 10:12

Borussia Dortmund e jogadores brasileiros – isso já fez muito sucesso no BVB. Julio Cesar, Dede e Marcio Amoroso, por exemplo, escreveram história e histórias em Preto e Amarelo. Agora Yan Couto também quer se juntar às fileiras.

"Sei que os brasileiros, quando vêm para cá, muitas vezes fazem história. Então, espero que eu também seja, que esteja fazendo história aqui", disse Yan Couto após assinar seu contrato com o Borussia Dortmund. O lateral cresceu em Curitiba. "No Brasil, costuma-se dizer que é uma cidade parecida com a Europa. Então chove mais do que o normal lá. Nem sempre está ensolarado lá. Portanto, também estou preparado para o clima."

Yan Couto começou a jogar futebol aos três anos de idade, usando as chuteiras de futebol de seu pai, que eram muito grandes. As fotos ainda testemunham o fato de que o pequeno Yan sempre quis brincar com a bola e chuteiras. Depois ("Acho que tinha quatro anos"), Couto se juntou a uma equipe de sete anos e pouco depois competiu em seus primeiros torneios. No entanto, ele não queria se comprometer completamente com o futebol que é jogado fora: por quatro anos, até os 13 anos, Couto jogou dentro de casa.

O clube da cidade natal de Couto é o Coritiba, onde ele começou aos nove anos de idade. "Eu experimentei muitas coisas, dei o salto para a seleção juvenil. Essas são coisas que sempre vou lembrar, que são muito importantes para mim. E sou muito grato ao clube da minha cidade natal, que me moldou como pessoa e como jogador." Ainda jogador do Coritiba, foi indicado à seleção brasileira sub-17, que conquistou a Copa do Mundo em 2019. Na final, Couto deu a assistência para o gol da vitória. O jornal inglês Guardian o incluiu em sua lista "Next Generation 2019" como um dos 60 melhores talentos do mundo. Em 2020, estreou no time principal do Coritiba.

Couto era agora um nome familiar no mundo do futebol e atraiu a atenção. Muitos clubes o cortejaram e, aos 18 anos, o defensor deixou o clube de sua cidade natal, o Manchester City venceu a licitação. Mas pouco depois, o City o emprestou ao clube parceiro FC Girona para a temporada 2020/21 para ganhar prática na segunda divisão espanhola. Seguiram-se mais dois empréstimos ao Sporting Braga (2021/22) em Portugal e novamente ao Girona (2022-2024), que entretanto foi promovido à primeira divisão espanhola. Na Península Ibérica, ele se tornou um dos laterais mais fortes da liga. Agora internacional sênior pelo Brasil (quatro jogos, participação na Copa América de 2024), o jogador de 22 anos surpreendentemente terminou a temporada 2023/24 em terceiro lugar com o Girona. Couto esteve envolvido na divisão alta com dez assistências e um gol em 34 jogos.

O ala se descreve como um jogador inteligente, "porque não sou alto, não sou muito forte. Então eu tenho que ser mais inteligente de alguma forma." Sua velocidade também é um dos pontos fortes de Couto. Ele gosta de jogar com velocidade, de correr com a bola. Ele gosta de boas combinações e quer ajudar seu time com assistências ou gols. E ele tenta driblar alguém sempre que possível para dar espaço à equipe. Couto é um lateral-direito que também gosta de jogar na frente, ele se vê como um lateral ofensivo.

Com essas qualidades em campo, não é de surpreender que ele também goste de se ocupar em sua vida privada: "Quando posso, sempre faço alguma coisa. Eu não gosto de fazer nada. Então - exceto quando estou dormindo. Eu sempre gosto de conversar com meus amigos do Brasil, sinto muita falta deles, inclusive da minha namorada." Sempre que possível, Couto passa um tempo em sua cidade natal. Ele se sente em casa lá: "Sempre que estou lá, posso relaxar bem. Estou feliz lá."

De Curitiba, ele também seguiu para Bad Ragaz para ingressar no BVB. Após o final do campo de treinamento, Dortmund será o novo centro de sua vida. Couto conhece os ex-jogadores do Borussia Felipe Santana, Tinga e Reinier, com quem jogou na seleção sub-17 – o novo brasileiro de preto e amarelo, que quer trazer o estilo brasileiro de volta ao BVB. "Eu acho que, sim, eu tenho esse estilo e quero mostrá-lo aos fãs. Agora que há outro brasileiro no Borussia. Estou aqui para mostrar isso em campo e quero mostrar esse belo futebol."

(Via BVB)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram