Texto por Colaborador: Redação 10/12/2022 - 15:00

O Borussia Dortmund venceu merecidamente o jogo de abertura da "Copa de Natal" em Bucareste neste sábado contra o Rapid Bucareste com 2:1. Mais tarde, o time auri-negro perdeu o segundo jogo diante do Fiorentina.  por 2 a 0. 

PRIMEIRO JOGO:

O técnico Edin Terzic teve que passar sem Marco Reus, Alex Meyer e Niklas Süle, bem como Mats Hummels e Felix Passlack (ambos com problemas musculares). No onze inicial estavam os participantes da Copa do Mundo Thomas Meunier, Thorgan Hazard, Youssoufa Moukoko e Giovanni Reyna.

Os pretos e amarelos começaram em boas condições externas (cerca de dez graus fora da temperatura) comprometidos, correram alto no adversário e tentaram forçar vitórias de bola em profundidade. Mas o terceiro da "SuperLiga" romena conseguiu libertar-se e só permitiu a primeira conclusão aos oito minutos: Pasalic tentou a partir de uns bons 25 metros com um rico remate de esquerda que voou por cima da área. Pohlmann fez ainda melhor quatro minutos depois. Bueno carregou a bola para a frente, Pohlmann penetrou os dezesseis a partir de uma posição meia-esquerda, enganou três adversários, arrancou no canto da grande área e marcou rasteiro no canto inferior esquerdo para o 0:1 inicial. Aos 19 minutos, Pasalic acertou o chute de fora da rede.

O BVB foi claramente decisivo no jogo, raramente permitindo situações de contra-ataque e, se o fizesse, era defendido de forma limpa. Pelo menos até o minuto 27. Em seguida, os bourrussos permitiram um flanco da ala esquerda dos romenos, os zagueiros não conseguiram isso limpo e, logo no quinto canto, Ionita marcou o touchdown por cabeça para 1:1. Mesmo antes da mudança de lado, o Borussia poderia ter assumido a liderança novamente. Moukoko colocou a meia-direita na grande área de volta para Meunier, que falhou a cerca de doze metros do guarda-redes, o ressalto saltou Hazard na frente dos pés, que não conseguiu usar este (30.).

Pessoal inalterado foi para o lado de Dortmund na segunda rodada. O BVB manteve-se superior no campo, mas carecia de determinação e ideias. Assim, uma única ação tinha que vir: Reyna deixou o passe de costas de Can pingar um metro antes da linha da área de penalidade em seu pé direito e disparou maravilhosamente para 2:1 (50.). Dois minutos depois, o garoto norte-americano tentou novamente de longe – para a rede. O remate desviado de Pasalic a 16 metros tocou no poste esquerdo dois minutos antes do fim do tempo de jogo mais curto.

Três equipes participam da "Copa de Natal", os jogos duram duas vezes 30 minutos cada. Às 13h30 começa o jogo entre o Borussia Dortmund e o AC Florence. Pode ser visto ao vivo em todos os canais BVB. O duelo entre Rapid e Florence terá início às 15h.

Rapid Bucareste 1x2 BVB

BVB: Lotka – Meunier, Collins, Coulibaly, Bueno – Can, Pohlmann – Pasalic, Reyna, Hazard – Moukoko
Gols: 0:1 Pohlmann (12., Bueno), 1:1 Ionita (27.), 1:2 Reyna (50., Can)

SEGUNDO JOGO

No segundo jogo, o décimo da Serie A italiana foi o adversário dos Pretos e Amarelos, que haviam vencido seu jogo de abertura contra o Rapid Bucareste por 2 a 1, com gols de Pohlmann e Reyna. Edin Terzic voltou a contar com uma mistura de profissionais e jogadores sub-23 e, além do goleiro Lotka, mandou uma equipe completamente nova para o campo, incluindo os participantes da Copa do Mundo Schlotterbeck, Brandt e Adeyemi.

Por duas vezes, nos primeiros três minutos, a bola estava no gol do BVB; em ambos os casos, no entanto, o homem de linha sinalizou uma posição de impedimento. Do outro lado, a barra de gol salvou para o adversário: após passe cruzado de Brandt, Braaf perseguiu a bola meio esquerda no dezesseis para o travessão (8.). Florença era de um calibre diferente de Bucareste, sempre perigosa pelos padrões, superior no ar, muitas vezes tentava entrar de fora. Mas também as pretas e amarelas – agora dispostas num 4-1-4-1 – tinham uma forte variante de livre na loja: a entrada precisa de Brandt encontrou Papadopoulos, mas o seu cabeceamento também não contou – pela terceira vez neste jogo a bandeira de fora-de-jogo estava levantada (24.).

Pouco depois da mudança de equipa, o BVB podia ter assumido a liderança: o guardião de Florença dirigiu o remate de Semic na cabeça de Malen, que não conseguiu controlar a sua finalização e cabeceou por cima da baliza (33.). Em vez disso, Florence marcou do outro lado com um tiro realmente infeliz de 30 metros. O desmarcado Mandragora escorregou no remate à baliza, pelo que a bola recebeu uma traiçoeira trajetória (35.). Quatro minutos depois, o segundo gol dos italianos, que encontraram pouca resistência na cobertura do Dortmund. Após um simples passe duplo, Bonaventura teve rédea solta e marcou a 0:2. No BVB, quase nada se encaixou no segundo tempo, além da chance precoce de assumir a liderança, o último jogo de 2022 terminou com uma derrota merecida. Papadopoulos viu o cartão amarelo e vermelho três minutos antes do fim. Cabral acertou a trave interna (60º).

BVB 0x2 Fiorentina

BVB: Lotka – Semic, Papadopoulos, Schlotterbeck, Schulz – Özcan – Adeyemi, Gürpüz, Brandt, Braaf – Malen
Gols: 0:1 Mandragora (35.), 0:2 Bonaventura (39.)

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

11 pessoas já votaram