Texto por Colaborador: 20/02/2021 -

Pela primeira vez em 9 anos, o Borussia Dortmund venceu os dois clássicos contra o Schalke 04 em uma temporada. Isso foi alcançado pela última vez com Jürgen Klopp em 2011/12. Aqui estão os fatos da partida:

Histórico: O BVB venceu o Schalke por quatro gols apenas uma vez, e isso foi há mais de 56 anos. Em setembro de 1964, foi 6-2. Quatro gols fora de casa no derby foram marcados pela última vez há quase 54 anos, em uma vitória por 4 a 1 em abril de 1967.

Rodadavitoriosa: O Borussia Dortmund venceu os últimos três derbies. A última vez que isso aconteceu foi na década de 1980.

Folha limpa: Pela primeira vez na história do clássico, o BVB não sofre gols há quatro jogos consecutivos.

Gelo frio: Enquanto o Schalke perdeu várias chances de empatar, o BVB aumentou a vantagem com o primeiro chute após o intervalo.

Marco importante: O Borussia Dortmund não sofreu gols pela 500ª vez na história da Bundesliga; apenas o Bayern conseguiu fazê-lo com mais frequência.

Artilheiro: Erling Haaland somou seus sextos dois gols nesta temporada da Bundesliga - seu décimo no geral - e assim empatou com Robert Lewandowski.

Mais gols do que jogos: Haaland agora tem 27 gols em 25 jogos oficiais nesta temporada (17 gols em 17 partidas da Bundesliga).

Melhor forma: Depois de marcar o gol para fazer o 0-1 e fornecer a assistência para 0-2, Jadon Sancho esteve envolvido em dez dos 19 gols do BVB na Bundesliga em 2021. Ele marcou cada um de seus cinco gols nesta temporada desde a virada do ano, levando-o a um total de 35. Nenhum jogador atingiu essa marca com uma idade mais jovem (20,91 anos).

Aniversário:  Marco Reus disputou sua 300ª partida pela Bundesliga e já marcou 221 gols (130 gols, 91 assistências, hoje uma assistência do Guerreiro para fazer o 3-0).

Adversário favorito: Raphael Guerreiro marcou o quarto gol contra o Schalke - mais do que contra qualquer outro clube.

Assistência: Mateu Morey ganhou a bola para o primeiro jogo e registrou seu primeiro gol de participação nesta temporada da Bundesliga.

Versátil: Na Copa da Alemanha contra o Paderborn, Emre Can atuou no meio de uma defesa de três homens. Nas duas partidas subsequentes da Bundesliga, ele jogou como lateral direito. Contra o Sevilla, atuou como meio-campista e hoje atuou como zagueiro como zagueiro. Nos cinco jogos disputados em fevereiro, o internacional alemão disputou quatro posições diferentes.

Benefício da experiência: Os onze titulares do Borussia tiveram mais do que o dobro de partidas da Bundesliga (1554) do que os titulares do Schalke (751) e marcaram quase dez vezes mais gols (302) do que os Azuis Reais (36).