Texto por Colaborador: Redação 27/07/2022 - 23:05

Sucesso para a iniciativa "A Europa quer ficar de pé": A partir desta temporada, haverá novamente espaço para jogos nas competições europeias de clubes.

De acordo com uma reportagem do "Sportschau", que coincide com informação do kicker, os membros do Comité Executivo da UEFA votaram a favor do regresso provisório do espaço em pé numa votação por e-mail ontem, terça-feira. Na quarta-feira, a UEFA confirmou a informação. De acordo com isso, a partir desta temporada, os participantes continentais da Alemanha, Inglaterra e França poderão novamente oferecer setores nas três competições europeias de clubes, Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga da Conferência Europa. Este regulamento aplica-se inicialmente à temporada 2022/23, mas deve ser prorrogado se for bem sucedido. Para o efeito, a UEFA vai contratar especialistas independentes que irão analisar e avaliar a fase de ensaios no final da temporada, que está a ser realizada no âmbito de um "programa de observação". Se a conclusão for positiva, esta deve ser expandida.

A permissão de permanência em pé também foi concedida aos clubes da Espanha e da Itália. No entanto, não haverá participantes desses dois países cujo estádio tenha capacidade de pé. Cabe aos clubes decidir se os torcedores convidados também poderão ficar na Alemanha, Inglaterra e França.

Em 1998, a UEFA introduziu uma proibição de lugares em pé para a Liga dos Campeões Europeus e jogos internacionais, seguindo o exemplo do futebol britânico. Na ilha, os setores em pé foi banida de todos os estádios como resultado do desastre de Hillsborough em 15 de abril de 1989.

Há muito que a iniciativa dos torcedores "Europe Wants To Stand" luta pela abolição do espaço em pé nas competições europeias de clubes. Em uma carta aberta na primavera de 2019 ao presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, os iniciadores revelaram suas razões. O processamento do desastre de Hillsborough chegou à conclusão de que "a presença de espaço em pé não foi a causa da tragédia". Além disso, a experiência da Bundesliga mostra "que agora é possível oferecer espaço em pé em partidas de futebol sem nenhum risco de segurança". O líder do BVB, Hans-Joachim Watzke, recentemente fez campanha pessoalmente em Ceferin para o retorno à posição em pé - com sucesso.

"Esta é uma ótima notícia. O espaço em pé é uma parte importante da nossa cultura futebolística. O Borussia Dortmund trabalhou intensamente nos últimos anos para permitir arquibancadas em competições internacionais", disse Watzke, que agradeceu a Ceferin. "Peço a todos os torcedores que usem essa oportunidade com responsabilidade na próxima temporada".

Os responsáveis do Eintracht Frankfurt, que vai disputar a Champions League pela primeira vez esta temporada, também saudaram a decisão da UEFA: "Esta é uma decisão sábia e corajosa da UEFA, que saudamos muito", disse Philipp Reschke, membro do conselho da SBU. . "A permanência nos jogos internacionais há muito tempo merece uma chance novamente e estamos satisfeitos que agora - também e especialmente com a ajuda da Football Supporters Europe - o longo trabalho de persuasão valeu a pena". O longo trabalho de persuasão agora valeu a pena - também e especialmente com a ajuda da Football Supporters Europe."

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram