Texto por Colaborador: Redação 31/05/2024 - 00:00

A final da Liga dos Campeões traz uma miscelânea de histórias. Pouco antes do início do jogo entre Real Madrid e Borussia Dortmund, o kicker fornece alguns fatos interessantes.

Esta final continental entre Real Madrid e Borussia Dortmund está repleta de histórias especiais.

Uma pequena seleção: Marco Reus com uniforme do BVB e Toni Kroos com camisa Merengue jogarão seu último jogo por seus clubes de longa data nesta noite de sábado. O jogador preto e amarelo de longa data pode estar indo para a América para jogar na MLS, enquanto o campeão mundial de 2014 está se aposentando após seu período extremamente rico em títulos no Real - mas somente após o Campeonato Europeu em seu próprio país com a Alemanha.

É claro que as manchetes também pertencem a Jude Bellingham: o internacional inglês só se mudou de Dortmund para Madrid no verão passado por mais de 100 milhões de euros - e agora joga a final contra o seu antigo amor em casa, depois de um ano no Real.

O incansável Ancelotti e o incansável Real

Mas há outras coisas boas a serem encontradas nas profundezas desta final da CL – é por isso que o chutador mais uma vez mergulhou no mar de fatos.

Não há como fugir do nome Carlo Ancelotti. O treinador, hoje com 64 anos, que tem contrato com o Los Blancos desde 2021, recusou emprego na Seleção Brasileira e agora planeja se aposentar na capital espanhola, conhece a categoria rainha europeia como ninguém na história. “Carletto” já viveu incríveis 203 jogos ao vivo à margem – para comparação: na lista de jogadores de todos os tempos, Cristiano Ronaldo lidera com 183 jogos, à frente de Iker Casillas (177) e Lionel Messi (163).

 Mas isso não é tudo: Ancelotti é o primeiro treinador a disputar seis finais da Liga dos Campeões depois de 2003, 2005 e 2007 com o Milan e 2014, 2022 e agora 2024 com o Real. Seu recorde: duas vitórias cada. Afinal, vencer está naturalmente no sangue dos madrilenos; eles são campeões recordes nesta competição com 14 triunfos - e venceram as últimas oito (!) finais - todas na Liga dos Campeões. No geral, os Merengues venceram 14 de suas 17 finais.

Terzic gosta de “Pep” e “Mou”?

Por outro lado, o Dortmund é um outsider, treinado por Edin Terzic. O homem de 41 anos poderá ancorar-se na história da CL em vários níveis com um golpe em Wembley. Acima de tudo, em termos de idade: Terzic tem exatamente 41 anos e 215 dias no último dia. Ele pode se tornar o terceiro técnico mais jovem a vencer a Liga dos Campeões, depois de Pep Guardiola (com o Barcelona em 2009 aos 38 anos e 129 dias e em 2011 aos 40 anos e 130 dias) e José Mourinho (com o Porto em 2004 aos 41 anos e 121 dias). 

Mas isso só terá sucesso se a seleção de Terzic na noite de sábado impedir com sucesso o famoso ataque do Real em torno de Vinicius Junior, por exemplo com Mats Hummels ou Nico Schlotterbeck - e também aproveitar as poucas chances no ataque, por exemplo com Niclas Füllkrug. Pouca também é a palavra-chave: o BVB marcou apenas 17 gols em doze jogos da CL nesta temporada. Somente em 2009/10 houve um detentor do título com apenas 17 gols em 13 jogos: o Inter de Milão conquistou a taça com moderação naquela época. Para chegar a essa marca, o Borussia teria que vencer na disputa de pênaltis após 120 minutos sem gols.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram