Texto por Colaborador: Redação 17/03/2024 - 00:00

No verão de 2019, Mike Tullberg foi afastado do Borussia Dortmund, mas só cuidou do segundo representante do BVB por uma temporada antes de Lars Ricken lhe pedir para assumir o comando da equipe Sub-19. O início de uma incrível história de sucesso. Agora o dinamarquês se pronunciou sobre temas importantes relativos aos jovens do time alvinegro.

Após 20 rodadas na A-Junior Bundesliga West, o BVB está mais uma vez indiscutível no topo da tabela: a vantagem sobre o seu rival mais próximo, o FC Schalke 04, já é de 14 pontos.

Em 2016, 2017, 2018 e 2022 garantiram o título do campeonato, em 2020 e 2021 nenhum campeão foi coroado devido à pandemia corona, em 2023 perderam por pouco a final para os descendentes do 1. FSV Mainz 05. Resumindo: o BVB é a referência na área A-juventude.

Em entrevista ao “transfermarkt.de”, o técnico Mike Tullberg explicou o que torna o BVB tão bem-sucedido. “Não gosto de falar apenas de resultados, mas eles são o produto de um bom treino. Atualmente estamos a fazer isso particularmente bem como um clube que inclui todas as equipas”, disse o ex-profissional. Independentemente do sucesso em equipe, o foco deve estar no “desenvolvimento individual dos jogadores”.

Um projeto que está dando frutos. Com Jamie Bynoe-Gittens e Youssoufa Moukoko, dois jogadores que ainda devem jogar pelos Sub-19 jogam atualmente regularmente pelos profissionais. Dois talentos, Hendry Blank e Julian Rijkhoff, também foram vendidos no inverno por cerca de cinco milhões de euros (o valor pode aumentar devido aos bônus).

Existem outros jogadores nas categorias Sub-19 em quem podemos confiar para dar o próximo passo. Tullberg menciona especificamente Kjell Wätjen, que já fez parte do elenco da equipe da Bundesliga, Danylo Krevsun e Rafael Lubach.

Não é novidade que o treinador também é confrontado com o atacante Paris Brunner na entrevista – e assume uma posição clara.

"A vida é aprender com os próprios erros. Isso é o mais importante e presto atenção a isso. E uma vez que um erro foi cometido e sancionado, é importante parar de importuná-lo e voltar à normalidade o mais rápido possível "Paris não não leva culpa, acelera, se comporta bem e faz parte da equipe”, elogia Tullberg.

Brunner foi criticado diversas vezes por atrair atenção negativa. O BVB agiu e suspendeu temporariamente o campeão mundial sub-17. As negociações para uma extensão do contrato estão em andamento.

Com 16 gols e três assistências em 17 jogos na A-Junior Bundesliga, Brunner é o jogador de destaque.

 

Sport.de