Texto por Colaborador: Redação 21/08/2024 - 18:30

O Borussia Dortmund está em um espírito de otimismo antes do início da nova temporada da Bundesliga, após uma reviravolta bem-sucedida no verão. A estreia contra o Eintracht Frankfurt na noite de sábado (24 de agosto) não será marcada apenas pela euforia em torno da equipe do novo técnico Nuri Şahin, que foi reforçada por novas contratações proeminentes.

A cena organizada de torcedores do BVB anunciou um protesto contra o polêmico patrocínio da empresa de armas Rheinmetall. Numerosos fã-clubes e grupos ultra são organizados na aliança Südtribüne Dortmund. No período que antecedeu o primeiro jogo em casa da nova temporada, a aliança deixou claro em um comunicado como está em relação ao patrocínio da Rheinmetall.

"Rejeitamos firmemente o fato de que os dirigentes do BVB e de todos os seus comitês concordaram em usar o carisma do Borussia Dortmund para melhorar a reputação pública de uma empresa de armamentos e jogar seus próprios valores ao mar no processo", disseram cerca de 90 grupos de torcedores signatários no comunicado.

Uma das acusações centrais é que os responsáveis do BVB deliberadamente tornaram público o patrocínio pouco antes da final da Liga dos Campeões, a fim de manter deliberadamente a questão sob controle. "O tipo de comunicação e o momento da publicação da parceria testemunham um cálculo pronunciado por parte dos responsáveis pela associação", dizem os signatários.

Nesse cenário, a administração do BVB deve esperar ventos contrários na abertura da temporada na Bundesliga. A aliança pediu que o "descontentamento com o acordo com a Rheinmetall seja levado para o estádio". O apelo é: "Sinta-se à vontade para preparar cartazes e/ou faixas com as quais você possa expressar suas críticas no início do segundo semestre". Mesmo antes da final da Liga dos Campeões, houve palavras claras sobre patrocínio em alguns banners.

Os dirigentes do Dortmund defenderam repetidamente a parceria com a Rheinmetall contra as críticas. O diretor-gerente Hans-Joachim Watzke destacou que o BVB queria participar do discurso sobre "segurança e defesa" como "pilares elementares de nossa democracia". Em junho, até o chanceler alemão Olaf Scholz comentou sobre o assunto.

(Via fussball.news)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram