Texto por Colaborador: 29/05/2022 -

Fracassado pelo Atlético de Madrid nas quartas-de-final da Liga Juvenil (0-1), chegou à final da Taça A-Junior (1-3 frente ao VfB Stuttgart) e à final do campeonato sub-19: os jovens do Borussia Dortmund podem olhar para trás em uma temporada excelente. O técnico Mike Tullberg teve um papel importante nisso. O dinamarquês falou, entre outras coisas, sobre o conceito de sucesso do BVB.

"O mais importante para mim é: não existe um 'eu', apenas um 'nós'. Quem acredita que pode fazer qualquer coisa sozinho nessa área está errado", explica Tullberg ao "Bild", sobre o segredo do treinamento dos jogadores no BVB. Para ele como treinador, também é importante construir um vínculo com seus protegidos.

"Exijo muito dos meus jogadores - e é exatamente quando empatia e lealdade são virtudes muito importantes", disse Tullberg. "Como treinador, você pode ser tão barulhento quanto quiser no vestiário, se eles não tiverem uma conexão com seu time, não derem o exemplo e não forem autênticos, nenhum jogador comprará uma única palavra de vocês."

Tullberg também comentou uma declaração do diretor administrativo do BVB, Hans-Joachim Watzke, que disse recentemente: "Temos os melhores sub-19 da Alemanha. Se nada sair dessa equipe, então quando?", e assim aumentou visivelmente a pressão sobre os talentos . Tullberg interpreta a declaração mais como um "elogio", mas revela que um repensar ocorreu em Dortmund.

BVB mudou máxima

"Embora os títulos tenham sido muitas vezes a máxima nos últimos anos e normalmente mantivemos os jogadores nos sub-19 até ao final para maximizar as hipóteses de ganhar, agora seguimos uma abordagem diferente. Queremos aumentar a permeabilidade aos profissionais e queremos promover os jogadores de acordo com sua habilidade e não de acordo com sua idade", revela Tullberg.

Em 2021/22 Jamie Bynoe-Gittens, Lion Semic e Tom Rothe comemoraram sua estreia com os profissionais do BVB. Soumaïla Coulibaly, Abdoulaye Kamara e Bradley Fink também foram frequentemente utilizados pela segunda equipa da 3ª divisão.

Tullberg saúda o fato de que seus protegidos têm mais oportunidades de provar a si mesmos e sublinha que isso não é de forma alguma uma coisa natural. "Em última análise, como clube, você só precisa se perguntar: ousamos jogar nossos talentos no fundo do poço. Isso exige coragem, confiança e a possibilidade de cometer erros. O clube tem que estar por trás disso e estar convencido de o caminho - só então este caminho pode ser bem sucedido."

Os próximos anos provavelmente mostrarão o sucesso do caminho que vem sendo trilhado pelo BVB. No entanto, as condições podem ser piores.

Sport.de

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram