Texto por Colaborador: Redação 19/05/2024 - 00:05

No último jogo da temporada da Bundesliga pelo Borussia Dortmund ( 4-0 contra o Darmstadt ), o foco estava principalmente em uma pessoa: Marco Reus, cuja saída após doze anos já foi claramente comunicada no final da temporada e que - como Marius Wolf e Mateu Morey - despediram-se da torcida.

Outra questão pessoal ainda está em aberto: o contrato de Mats Hummels também expira no final da temporada. O que acontecerá a seguir com o zagueiro de 35 anos ainda não se sabe. Edin Terzic explicou na coletiva de imprensa antes do jogo com o Darmstadt que pediu "que não tomemos esta decisão juntos até depois da temporada". No entanto, à sombra da volta de honra de Reus na tarde de sábado, Hummels forneceu bastante material para especulações sobre um possível fim de sua passagem pelo BVB no verão.

Enquanto seu companheiro de partida recebia aplausos mais uma vez, Hummels sentou-se sozinho no chão em frente à arquibancada norte - sabendo muito bem que haveria algumas câmeras apontadas para ele naquele momento. Encostado ao poste, deixou o olhar percorrer o estádio durante vários minutos, como se também relembrasse a sua passagem pelo Dortmund, que em breve poderá chegar ao fim. Rodeado pelos jovens profissionais do BVB que jogavam em campo, ele aplaudiu ocasionalmente Reus e levantou-se novamente quando o estádio cantou seu nome.

Pouco antes, as fotos em frente à arquibancada sul haviam seguido uma direção semelhante. Depois que Reus começou uma laola, ele empurrou Hummels para frente para lhe dar mais um momento na arquibancada sul. Talvez o último? "Não houve nenhuma razão específica para isso. Eu sei tão pouco quanto você o que vai acontecer com ele. Mas você apenas tem que honrar seu desempenho nas últimas semanas e meses. É por isso que ele merece", disse Reus após o jogo.

Terzic enfatiza “respeito e apreço”

Terzic, por outro lado, sublinhou antes do jogo a sua satisfação por poder "treinar três zagueiros centrais a este nível" com Hummels, Nico Schlotterbeck e Niklas Süle e sublinhou: "Mats mostrou claramente do que ainda é capaz e do que ele quer. Ele quer jogar futebol no mais alto nível." O treinador provavelmente não se importaria se o zagueiro tivesse essa vontade além da final da Liga dos Campeões, no dia 1º de junho.

Em todo o caso, voltou a sublinhar “o meu respeito e apreço” por Hummels, mas também por Reus. "É independente da situação contratual. Só me importa se eles serão capazes de ajudar a equipe a vencer o próximo jogo." Se isso der certo, não significaria nada além de que Reus, Wolf, Morey - e possivelmente também Hummels - se despediriam de Dortmund com a "orelhuda".

via Kicker