Texto por Colaborador: 08/12/2021 -

Na noite de terça-feira, o zagueiro do BVB, Mats Hummels, recuperou-se, pelo menos parcialmente, devido ao seu fraco desempenho no jogo da Bundesliga contra o FC Bayern (2: 3). Contra o Besiktas de Istambul, o veterano segurou o clube em uma vitória tranquila por 5-0 na Liga dos Campeões e não queimou nada contra Michy Batshuayi, ex-Dortmund. No entanto, as críticas a Hummels ainda ressoam após o jogo com o Bayern.

Agora, Matthias Sammer, um ex-zagueiro de classe mundial e importante dirigente do BVB, saltou sobre ele publicamente para tirar o jogador de 33 anos da linha de fogo.

“Não é preciso falar do fato de o Mats ter feito seu melhor jogo pelo BVB no sábado. Gostaria de discutir o assunto de uma forma mais diferenciada”, disse o assessor externo do Borussia Dortmund ao “Sport Bild”.

Os críticos do Hummels citam repetidamente a alegada falta de velocidade em particular. Sammer não aceita esta avaliação geral: "A velocidade difere na velocidade de corrida, ação rápida e antecipação. Mats já falou há dez anos que a velocidade de corrida pura não é a de um velocista de topo. Isso é um fato. Reduzir Mats a velocidade de corrida para uma idade um pouco mais velha está errada. É por isso que esta discussão foi conduzida em um nível errado e não objetivo ", disse Sammer, que se tornou campeão como jogador e treinador do BVB, e apoiou o vice-capitão do Dortmund.

De acordo com a reportagem da mídia, o próprio Hummels teria a mesma opinião. Culpá-lo pela falta de velocidade no último duelo do Bayern na verdade não faz sentido, já que ele não perdeu um único duelo consecutivo contra Munique neste jogo.

Hummels tem contrato com o BVB até 2023

Sammer, de 54 anos, comparou Hummels com outro zagueiro experiente, que este ano ainda mostrou atuações de classe mundial, apesar da falta de velocidade máxima e se tornou indispensável para sua equipe: Giorgio Chiellini da Juventus de Torino liderou a seleção italiana neste verão com comportamento de duelo excepcional, jogo posicional e liderança para o Campeonato Europeu, jogou um "torneio excelente" de acordo com Sammer.

A carreira de Hummel nos últimos anos revela alguns paralelos com o italiano, já que o jogador de Dortmund também se recuperou várias vezes após persistentes problemas no joelho e continua a desempenhar um papel importante como jogador de destaque em campo. Sammer também enfatizou isso em sua avaliação: "Mats tem um grande valor agregado para o BVB. Ele está nos fazendo muito bem como personalidade, um líder, com sua força em duelos e seu jogo de construção."

Incluindo sua última participação na categoria rainha, Hummels fez 18 partidas oficiais pelo BVB sob o comando do técnico Marco Rose nesta temporada. Seu contrato com o preto e o amarelo vai até o verão de 2023.