Matthias Sammer passou cinco temporadas como jogador no BVB, conquistando a Champions League e dois títulos nacionais. Foi técnico principal dos aurinegros por quatro anos, período em que também se sagrou campeão alemão. Agora, há sete anos atua como consultor externo do clube – ou melhor, atuava. A parceria, que pelo menos externamente não andava em seus melhores momentos, chegou ao fim.
Como comentarista de TV, Sammer havia criticado duramente os profissionais do BVB após a derrota por 2 a 1 para o Bologna na Champions League – algo típico de seu estilo direto. Na mesma noite, o técnico Nuri Sahin foi informado por Lars Ricken sobre sua demissão do BVB. As palavras de Sammer podem não ter influenciado a decisão, mas certamente causaram desconforto no clube. Sammer foi solicitado a não mais acompanhar jogos do BVB como especialista.
Esse conflito, no entanto, parece não ter prejudicado permanentemente a relação.
Conhecimento de Sammer ainda é valorizado no BVB
Atualmente, discute-se sobre o formato da continuidade da parceria, segundo o t-online. Sammer não revela detalhes em entrevista ao Kicker, da qual o t-online cita. O que se sabe é que ele definitivamente não voltará a trabalhar como técnico. Tampouco retornará às atividades operacionais, a menos que mudanças fundamentais ocorram em sua vida – o que não é esperado.
A cooperação em desenvolvimento deve ser formalizada contratualmente até 2027. Que Matthias Sammer também tem grande interesse em dar continuidade fica evidente em suas palavras emocionais: "Eu amo este clube", declara ele, que raramente expõe publicamente tais sentimentos.
Após alcançar a quarta colocação na temporada passada, garantindo ao menos a classificação para a Champions League, ele quer ajudar a levar o BVB novamente para patamares mais altos. O público, porém, terá que abrir mão de saber como Sammer avalia determinados aspectos do BVB no futuro. Isso acontecerá apenas internamente, de modo que neste período até 2027 será difícil avaliar o valor da consultoria externa de Sammer para o BVB. Um valor que indubitavelmente existe, como comprova a renovação da parceria.