Texto por Colaborador: 23/05/2021 -

Para a próxima temporada da Bundesliga, Marco Rose está deixando o Borussia Mönchengladbach e ingressando no Borussia Dortmund. Enquanto o treinador estreia na Champions League com o BVB, ele e os Gladbachers perderam a qualificação para a fase europeia com uma queda absurda. Uma grande decepção, mas surpreendentemente algo positivo pode ser encontrado em Rose.

"Depois de uma segunda metade tão difícil da temporada, você se questiona como treinador, leva você mais longe, faz você melhor, torna-o mais experiente. Você precisa de algo assim a este nível - se você acha que costurou o primeira bola ou você tem toda a sabedoria, então vai ser difícil. Vou aprender muito com o que vivi em Gladbach nos últimos dois anos ”, citou Rose ao “Bild”.

Na segunda metade da temporada, o potro elfo conseguiu apenas 21 pontos. Em todas as competições, chegou a somar sete derrotas consecutivas. Pouco antes, o BVB confirmou que iria transferir os cinco milhões de euros da cláusula de rescisão contratualmente ancorada para Roses e, assim, garantir os serviços do técnico de 44 anos do verão.

Como resultado, houve um grande protesto em círculos de fãs no Baixo Reno. Rose foi abordada pessoalmente e sua expulsão exigida.

Mudar para o BVB mudou o clima

"Tudo o que começou a rolar não foi tão fácil. Todos podem me dizer que nem sempre me senti bem nas últimas semanas e que as coisas que bateram em mim deixaram sua marca. Mas quando eu começo uma tarefa, então o farei com 100 por cento. Nunca foi um problema para mim parar antes ", disse Rose, comentando sobre o momento difícil.

O fato de que ele posteriormente não conseguiu levar o Borussia para a Europa é um tópico "complexo" e "não tão fácil de lidar". "Após o anúncio da minha mudança, o clima em torno do clube mudou enormemente, tinha algo a ver comigo. E os meninos tiveram que suportar muito", disse Rose, no entanto, assumindo a maior parte da culpa em si mesma.

O início de Rose no BVB também não deve ser tão fácil. Depois de Edin Terzic, que foi promovido de co-técnico a técnico em Dortmund em meados de dezembro, levou os negros amarelos à vitória na Copa DFB e na Liga dos Campeões, a referência de Rose cresceu mais uma vez. Principalmente porque Terzic deve permanecer no clube como assistente e deve estar sempre presente com seus sucessos.