O Sub-19 do Borussia estabeleceu um ponto de exclamação na segunda-feira de Páscoa e venceu a primeira partida das semi-finais do campeonato alemão diante do Hertha por 4-0. O atacante Julian Rijkhoff marcou os quatro gols, o jogo de volta acontecerá no próximo sábado, 15 de abril, às 11h, em Brackel.
O treinador Mike Tullberg avisou pouco depois do apito final antes da segunda mão: "É apenas o intervalo jogado. No futebol, é sempre possível virar um jogo. Mas é claro que estamos em uma boa posição inicial."
Os meninos do Dortmund tiveram um dia perfeito no estádio Auf dem Wurfplatz. Eles se jogaram em um frenesi nos estágios iniciais e controlaram o jogo com muita confiança. "Jogamos muito disciplinados, muito maduros e maduros. Estou feliz com esse desempenho", resumiu Tullberg, que preparou sua equipe perfeitamente para o adversário ofensivo.
O BVB teve um início de sonho na final do ano passado, incluindo um hat-trick de sete minutos de Julian Rijkhoff (10.º, 16.º, 17.º). O gol número um havia preparado Samuel Bamba após dribles e jogadas certeiras no artilheiro do Borussia. Rijkhoff deliberadamente empurrou a bola de um ângulo agudo com o pé esquerdo através das pernas do goleiro do Hertha, Tim Goller.
Os pretos e amarelos, que começaram este jogo altamente concentrados e celebraram a melhor combinação de futebol em alguns momentos, acrescentaram aos 16 minutos. O Vasco Walz tinha encenado Samuel Bamba e, depois da sua finalização certeira, Julian Rijkhoff voltou a estar no local. Antes que os berlinenses pudessem processar este golpe no pescoço, o internacional júnior holandês seguiu com o 3:0. Desta vez, cabeceou em um cruzamento de Rafael Lubach.
"Não consegui marcar tantos golos de cabeça, mas desta vez funcionou", riu-se Rijkhoff e comentou sobre o seu "dia de creme" de forma bastante seca: "Dormi bem e tomei o pequeno-almoço, e toda a equipa estava ansiosa pelo jogo. No geral, fizemos um trabalho muito bom. Era importante que marcássemos os gols tão cedo. Quanto mais rápido, melhor. Então muitas coisas são mais fáceis." Mas Rijkhoff também não viu motivos para comemorar: "É só o intervalo".
Para o zagueiro Filippo Mané, a temporada acabou devido a uma lesão muscular, o meia Michel Ludwig cumpriu suspensão amarelo-vermelha. O polivalente Hendry Blank substituiu Mané na defesa central, Tom Rothe, que Edin Terzic tinha lançado para os sub-19, ocupou a ala esquerda. No entanto, a aparição do jovem profissional acabou aos 38 minutos. Rothe se machucou após uma colisão e teve que deixar o campo. Ele foi substituído por Jaden Korzynietz.
O Hertha mostrou uma boa reação, apesar da fase inicial amarga do seu ponto de vista e se levantou após o gol número três para alguns ataques ofensivos. No entanto, o gol do BVB só foi seriamente ameaçado uma vez, quando Rothe manuseou mal a bola, mas Dominik Schickersinsky chutou por cima (27). Caso contrário, os pretos e amarelos trabalharam bem na defesa e mantiveram os berlinenses praticamente fora da grande área.
"O treinador nos apontou durante o intervalo que apenas 25% do jogo havia sido concluído", revelou Jukian Rijkhoff. O Sub-19 permitiu que o Hertha BSC quase não tivesse oportunidades e controlou a ação na segunda rodada. Marian Kirsch foi um suporte confiável na caixa, na coordenação defensiva e cooperação funcionou perfeitamente. "Os caras implementaram completamente o nosso plano. Não se tratava de muita posse de bola e jogo bonito, mas de marcar uma boa posição inicial", explicou Mike Tullberg.
Mesmo as mudanças – Mike Tullberg usou os jogadores sub-17 Kjell Wätjen e Cole Campbell aos 17 minutos – não prejudicaram o fluxo de jogo e combinação do Dortmund. Pelo contrário: o Borussia encenou alguns ataques que valem a pena ver. Um deles levava a 4-0, quando Vincenzo Onofrietti tinha colocado o melhor marcador de Rijkhoff na etapa final para Rafael Lubach e o holandês marcou o seu quarto golo.
"Espero que muitos torcedores do BVB nos apoiem no jogo de volta no sábado. Os meninos merecem isso", espera Mike Tullberg um grande público no estádio juvenil. Caso a equipe se classifique para a final, terá que competir no domingo, 23 de abril, no vencedor da segunda semifinal entre Mainz 05 e Colônia. O Mainz, treinado pelo ex-técnico do BVB Benjamin Hoffmann, venceu seu jogo em casa por 1 a 0.
BVB: Kirsch – Cisse, Collins, Blank, Rothe (39º Korzynietz) – Bamba (85º Simic), Lubach (85º Onofrietti), Walz, Krevsun (69º Wätjen), Brunner (69º Campbell) – Rijkhoff.
23/11
00:45
Veredicto severo: o BVB de Nuri Sahin "prejudica a liga"
23/11
00:30
Youssoufa Moukoko pode acabar custando bem menos no próximo verão
23/11
00:00
Ryerson revela: É assim que a reversão da tendência deve ter sucesso no BVB
22/11
19:27
BVB visa estrela do Real Madrid
22/11
09:52
BVB x Freiburg: escalações, onde assistir e arbitragem
22/11
09:27
Anton fala sobre críticas após saída do Stuttgart: 'Prefiro manter distância das redes sociais'
22/11
09:16
Fatos sobre Borussia Dortmund x Freiburg: domínio dos auri-negros em casa
22/11
09:00
Hoeneß descarta Dortmund na briga pelo título: 'Só Leverkusen e Leipzig são concorrentes reais'
22/11
02:55
BVB: Anton apoia Sahin
22/11
02:23
Início difícil: Beier chega à conclusão provisória do BVB
22/11
02:21
Movimento explosivo: membros do BVB exigem uma posição clara contra Rheinmetall
21/11
18:18
Donyell Malen prepara despedida do BVB
21/11
10:59
Sahin celebra retornos e projeta confronto do Dortmund contra o Freiburg
21/11
09:04
Sahin adota cautela com Filippo Mané
21/11
09:00
Sem transferências de inverno para o Borussia Dortmund?
21/11
09:00
Torcedores do BVB pedem fim de parceria com empresa de armas
21/11
03:00
Sahin intrigado com o histórico horroroso do BVB
21/11
02:00
Oferta está disponível – Filippo Mané hesita em assinar