Texto por Colaborador: 18/11/2020 -

Lars Ricken faz parte do Borussia Dortmund desde 1990. Nascido em Dortmund, ele passou de um jogador jovem a um favorito do público com a camisa do BVB. Após o término da carreira, assumiu a função de coordenador da base em 2008. Mais recentemente, ele foi promovido a 'Diretor do Centro de Jovens Talentos'. "É um excelente trabalho ajudar os jovens", disse o ex-jogador de 44 anos sobre a sua atual função no clube.

Basicamente, não mudou muito no trabalho do dia-a-dia de Ricken desde a promoção, que incluiu uma extensão do contrato até 2025. "É uma valorização minha e de todo o meu departamento. Fizemos um trabalho realmente excelente nos últimos anos. Mostra como o trabalho com jovens foi importante no passado e a imensa importância que terá no futuro. Sempre foi importante para mim estar profundamente enraizado neste clube e trabalhar para o BVB o maior tempo possível. "

Muita coisa mudou desde que o atacante que marcou o gol do "Gol do Século" na final da Liga dos Campeões de 1997 cuidou dos jovens. O clube investiu em um grande número de campos de treinamento. Também houve uma arquibancada para que os espectadores pudessem assistir aos jogos, além de salas de treinamento e lazer. "Toda a infraestrutura mudou. Agora temos um centro de treinamento completo. Eu mesmo ainda treinei em campos de concreto. Hoje temos gramados artificiais aquecidos. Mais dinheiro está sendo investido na equipe. Treinadores esportivos, treinadores de reabilitação, pedagogos, psicólogos e treinadores de goleiros estão trabalhando agora em tempo integral ", explica Ricken.

Nos últimos anos, jogadores como Christian Pulisic, Felix Passlack, Jadon Sancho, Tobias Raschl e Giovanni Reyna deram o salto de jovens para profissionais. Mas Ricken enfatiza que o clube também tem a responsabilidade de preparar o melhor possível os jovens para outros caminhos na vida longe do futebol: “Nosso objetivo é dar a cada jogador a oportunidade de se tornar o melhor que pode ser. querem dar aos jogadores certos valores ao longo do caminho. Para que, mesmo que não se tornem profissionais, possam levar consigo experiências e valores como a tolerância. O setor escolar também é promovido para que também tenham sucesso em todas as outras áreas da vida.