Texto por Colaborador: Redação 08/05/2024 - 22:12

O Real Madrid enfrentará o Borussia Dortmund na final da Liga dos Campeões no sábado, 1º de junho, às 21h [16h, horário de Brasília], no Estádio de Wembley, em Londres. Os espanhois buscarão a Décima Quinta contra o time alemão. Essa será a primeira vez que o Real Madrid e o Borussia Dortmund se enfrentarão em uma final da Copa da Europa. O Dortmund buscará seu segundo título em sua terceira final. A equipe treinada por Edin Terzić chega ao confronto depois de liderar o Grupo F e vencer o PSV (oitavas de final), o Atlético de Madrid (quartas de final) e o PSG (semifinais).

O Real Madrid disputará sua décima oitava final da Copa da Europa. Seu recorde até o momento é de 14 títulos em 17 finais, ou seja, mais de 80% de vitórias. É o clube que disputou o maior número de finais e também o que mais venceu. A lendária equipe liderada por Di Stéfano venceu as cinco primeiras edições entre 1956 e 1960. Os adversários foram o Stade de Reims (4-3), a Fiorentina (2-0), o Milan (3-2), o Stade de Reims (2-0) e o Eintracht Frankfurt (7-3). Depois de perder para o Benfica e a Inter em 1962 e 1964, chegou a vez da Sexta, vencida diante do Partizán em 1966 (2-1).

Em 1981, o Madrid não conseguiu ganhar o título contra o Liverpool. Desde então, o time venceu todas as finais que disputou. A Juventus foi a adversária na Sétima, vencida em Amsterdã em 1998 (1-0). Nos anos seguintes, a Oitava foi contra o Valencia em Paris (3-0) e a Nona contra o Bayer Leverkusen em Glasgow (2-1 em 2002), com o inesquecível gol de Zidane.

Últimos títulos

Em 2014, com Ancelotti no comando, a Décima foi conquistada em Lisboa com o eterno gol de Ramos (4-1). Em 2016, novamente contra o Atlético, o Real Madrid conquistou a Décima Primeira em Milão. Em 2017, venceu a Décima Segunda em Cardiff, goleando a Juventus por 4-1. Em 2018, o time superou o Liverpool para conquistar a Décima Terceira (3-1) e, em 2022, venceu novamente o time inglês (0-1) para vencer a Décima Quarta em Paris.

Carlo Ancelotti compareceu à sala de imprensa do estádio Santiago Bernabéu e analisou a classificação do Real Madrid para a final da Liga dos Campeões após eliminar o Bayern: "Aconteceu de novo. Algo que já aconteceu várias vezes, o que é inexplicável, aconteceu novamente. Uma torcida que empurra, um estádio que apoia, uma atmosfera fantástica e jogadores que acreditam. Algo mágico. Jogamos bem, acho que foi um jogo difícil, mas tivemos um bom controle, não perdemos a cabeça quando eles marcaram e recuperamos o jogo. Agradeço à torcida, ao clube e, acima de tudo, aos jogadores, que tiveram uma temporada que ninguém esperava, inclusive eu. Não esperava que essa equipe fosse capaz de fazer o que fez. Chegar à final... vamos nos divertir muito com os torcedores porque vamos comemorar a LaLiga nos próximos dias, quero um momento para comemorar, para ir a Cibeles. Há uma felicidade que é contagiante para os jogadores".