Texto por Colaborador: 19/10/2020 -

A partida de gala de Moukoko foi ofuscada por insultos e, possivelmente, também por insultos racistas após seu terceiro gol. Em gravações de vídeo, ameaças como "Vou quebrar todos os seus ossos!" ou "Deite-se na sepultura!" foram ouvidos. Palavrões também são ouvidos, um espectador grita: "Foda-se, seu schwa ..." - o resto não pode ser ouvido claramente. O BVB mostrou uma foto do herói derby deslizando jubilosamente pelo gramado no Twitter e enfeitou isso com um emoji que pediu à torcida do Schalke para ficar em silêncio com um dedo indicador nos lábios e as hashtags: "NoToRacism" e "BorussiaVerbindet".

Não houve reações aos insultos durante o jogo, nem houve consequências para os respectivos torcedores. Depois do jogo, porém, o Schalke fez uma postagem no Twitter. "Só podemos pedir desculpas a Youssoufa Moukoko pelas declarações feitas por alguns fãs", disse o comunicado: "Com todas as emoções no clássico - condenamos esses insultos da forma mais forte possível e os rejeitamos expressamente". O clube anunciou que tomará "as medidas necessárias". O próprio Moukoko comentou no Instagram após o jogo. “Tenho orgulho de nascer com essa cor de pele e sempre terei orgulho”, escreveu ali.

"Algo assim não tem lugar em um jogo da Bundesliga e certamente não em um jogo de Sub-19", disse Lars Ricken, coordenador das categorias de base do Dortmund, o "Ruhr Nachrichten". "Isso é muito triste. Estou feliz por termos dado uma resposta esportiva em campo."

O diretor esportivo do Schalke, Jochen Schneider, afirmou não ter reparado nas declarações durante o jogo, disse no "Sky": "Há que condenar veementemente o que aconteceu lá. Isso não se pode colocar em palavras neste momento algumas pessoas em nossa sociedade se permitem. " Tudo será tentado agora para esclarecer o assunto. "Não havia muitas pessoas no estádio, eram exatamente 300. Vamos tentar trabalhar com nosso provedor de serviços de segurança para encontrar quem disse isso."

O CEO do BVB, Hans-Joachim Watzke falou nesta segunda-feira ao "SID" sobre os incidentes. O dirigente do Dortmund descreveu as desculpas de Schneider como "muito decentes". O Schalke continuará a perseguir isso, disse o chefe do BVB. "Aceitei o pedido de desculpas."