Texto por Colaborador: 21/06/2021 -

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos aurinegros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. Também esperamos respeito ao próximo, sem xingamentos e ofensas. Concordar ou discorda é o que engrandece o debate. Sem mais delongas, o tema da semana é: Raphaël, o Guerreiro de Dortmund.

5 anos, faz tempo né? Nem parece que Raphaël está tanto tempo no clube auri-negro. Até o momento ele tem 3 títulos (2 Copas da Alemanha e 1 Supercopa da Alemanha). Assim como muitos, o gajo chegou de uma equipe desconhecida da França, o Lorient. Lá em 2016, Guerreiro custou aos cofres 12 milhões de Euros.

Assim como muitos, eu também fiquei com um pé atrás, mas aos poucos ele dominou a faixa pela esquerda e não largou mais. Hoje ele é uma peça fundamental no time do BVB. Rapahaël se tornou também um dos líderes, mesmo que não usa a faixa, ao lado de Marco Reus, Mats – são quem dão o tom ao elenco na temporada.

Também sofreu problemas de lesão, igual o camisa 11 – não na mesma proporção -, mas em momentos importantes para equipe nessas temporadas. A sua pior temporada em números jogados foi na temporada 17/18, quando nosso camisa 13 jogou apenas 15 oportunidades. Até mesmo nessa que passou, atuou bem, mas esteve ausente nos momentos importantes.

Ao contrário de Reus – claro que em devidas proporções -, a ausência de Guerreiro ela é sentida bastante. Até porque o time está sempre atacando por ali. É do lado esquerdo que as jogadas mais fluem, isso reflete nos números do nosso polivalente. Os números podem ser frios, pois o que ele põe os seus companheiros na cara do gol é algo absurdo.

Sua eficácia dentro de campo justiça quando ele está fora de combate. A sua melhor temporada é 20/21, no qual deu 11 passes a gol, fora o que está no paragrafo anterior, que isso é o efetivo, porque muitas jogadas que não acabam em gols têm passe ou participação do camisa 13. É inegável a sua importância nesses 5 anos.

Antes de acabar, vou passar até o momento os seus números gerais com a camisa do BVB. Desde que ele entrou em campo a primeira, Guerreiro tem 160 jogos com 29 gols e 32 assistências. Rapaël Guerreiro é um monstro de jogador, sem ele muitos dos jogos não sairíamos com a vitória.

Por Breno Benedito

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram