Durante a transmissão do Mundial de Clubes no SporTV, Rafinha voltou a criticar o ex-treinador do Bayern de Munique, Niko Kovac, com quem teve uma relação conturbada no clube alemão. “Ele conseguiu desmantelar o Bayern de Munique”, afirmou o lateral-direito brasileiro.
Embora tenha dito que Kovac é “uma pessoa adorável”, Rafinha não poupou críticas ao trabalho do atual técnico do Borussia Dortmund. “Ele tinha suas convicções, mas eu não o convidava para jantar”, ironizou. Segundo o ex-jogador, o croata começou “silenciosamente” no comando do Bayern, mas logo mostrou seu estilo: “Ele não durou muito em Munique, eles descobriram que tipo de porcaria ele fazia”.
Kovac comandou o Bayern entre o verão de 2018 e novembro de 2019. Apesar de conquistar a dobradinha nacional em sua primeira temporada, foi demitido na segunda após desempenhos abaixo do esperado. Pouco antes, Rafinha deixou o clube e criticou publicamente o treinador por não ter sido utilizado em seu jogo de despedida na Allianz Arena.
Além de Rafinha, Kovac também teve atritos com outros atletas, incluindo Thomas Müller. Após sua saída, Hansi Flick assumiu o Bayern e levou o time à conquista da tríplice coroa.
Hoje com 39 anos, Rafinha encerrou a carreira após passagens por Flamengo, Grêmio, São Paulo, Coritiba e Olympiakos, além dos oito anos no Bayern. Já Kovac assumiu o Borussia Dortmund em fevereiro de 2025, levou o time à Champions League com um forte final de Bundesliga e caiu nas quartas de final do Mundial de Clubes, derrotado pelo Real Madrid.