Texto por Colaborador: Redação 24/08/2022 - 00:10

Grande futebol, grandes bônus: Com o sorteio da Liga dos Campeões na quinta-feira, a caça aos potes recomeça.

Quando as bolas estiverem circulando no sorteio da Liga dos Campeões em Istambul, é claro que de alguma forma é sobre futebol - mas definitivamente também sobre dinheiro. Dois bilhões de euros, ou seja, um dois seguido de nove zeros, é a soma mágica que será dividida entre todas as 32 equipes da fase de grupos. Na multidão das bolinhas, no entanto, os melhores cães se beneficiam em particular.

Claro, os cinco (!) titulares alemães Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, RB Leipzig e Eintracht Frankfurt, que se classificaram como vencedores da Liga Europa, também esperam uma chuva quente de dinheiro. Todos anseiam por chegar o mais longe possível na categoria rainha, e é por isso que quando os grupos forem divididos na quinta-feira espera-se que os adversários sejam o mais viável possível.

A classe rainha é um presente, especialmente para Frankfurt. "Esta unidade tem potencial", disse o presidente Peter Fischer depois de vencer a Liga dos Campeões Europeus. Mas isso "certamente não é suficiente para vencer a Liga dos Campeões. Mas esse também não é o objetivo". Em vez disso, a equipe colocada no pote um "enfrentará com diversão". Segundo o CEO Axel Hellmann, as questões econômicas são “interessantes” e atraem receitas adicionais na ordem dos 30 milhões de euros.

Apenas para a qualificação para a fase de grupos, cada titular receberá 15,64 milhões de euros do pote da União Europeia de Futebol (UEFA) de 500,5 milhões de euros. São 2,8 milhões de euros por cada vitória na fase preliminar e 930.000 euros por cada empate.

600,6 milhões em fundos fixos da UEFA são distribuídos desta forma. Se um clube marchar, o Bayern tentará depois das quartas de final em 2021/2022, com seis vitórias na fase de grupos e até vencer a final em 10 de junho em Istambul, 84,27 milhões podem ser esperados.

Além disso, os clubes são recompensados por seu desempenho na Copa da Europa nos últimos dez anos por meio de um coeficiente relacionado ao desempenho. Dos 600,6 milhões de euros também disponíveis através desta chave, o Bayern, segundo no ranking, deverá receber cerca de 35,25 milhões.

É claro que esta modalidade favorece particularmente os principais clubes europeus, como Bayern, Manchester City ou Real Madrid, que chegam longe na Liga dos Campeões ano após ano. Tal como os pagamentos através do market pool, que está estimado num total de 300,3 milhões de euros e que inclui o dinheiro da televisão. Lá, a UEFA divide metade da receita da TV de acordo com o desempenho na liga.

O Bayern tem 40 por cento como campeão da Bundesliga, o Dortmund como vice-campeão 30 por cento, o terceiro colocado Leverkusen 20 por cento e o quarto colocado Leipzig 10 por cento. O Frankfurt, não classificado na liga, não recebe nada. No entanto, como a alocação da segunda metade do pool de mercado depende dos jogos disputados na Liga dos Campeões, o Frankfurt pode ganhar milhões a mais em uma corrida surpreendente nas oitavas de final.

A atratividade financeira da Liga dos Campeões permanece ininterrupta mesmo após a tentativa fracassada de introduzir a Superliga no ano passado. A Uefa assinou recentemente um novo contrato com o grupo de mídia norte-americano Paramount, que transmitirá a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga de Conferências nos EUA até a temporada 2029/30. Segundo o The Athletic, o acordo válido a partir da temporada 2024/2025 deve render à UEFA 250 milhões de euros por temporada. A veia de ouro do futebol não parece secar.

Via Sport.de

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram