Texto por Colaborador: Redação 26/12/2023 - 02:57

A equipe editorial do sport.de se reuniu durante as férias de inverno. Desta vez, está sendo discutida a tese sobre se Edin Terzic permanecerá como técnico do Borussia Dortmund, apesar de possíveis novos contratempos, apesar do juramento de lealdade dos dirigentes do BVB. As opiniões divergem na equipe editorial.

Tese: Edin Terzic não estará mais no banco do BVB em fevereiro!

Marc Affeldt: O plano de jogo é bom para o BVB - e é exatamente isso que será a queda de Terzic! Para o Borussia, os jogos da liga contra Darmstadt, Colônia e Bochum parecem mais uma caminhada aconchegante de inverno depois de se aconchegar sob um cobertor fofo com um grogue quente na mão. 

No entanto, o ambiente acolhedor entre Terzic e algumas das suas estrelas já faz parte da história e por isso não acredito que o BVB vá derrotar os azarões fora de campo com um futebol poderoso. Em vez de nove pontos, há inúmeras questões no final do pacote de três – incluindo quem deve ser o novo treinador.

Jannik Kube: As chances de título do campeonato e da Copa DFB já foram perdidas. Se houvesse uma mudança de treinador após as férias de inverno, uma situação extremamente infeliz aguardaria um potencial sucessor. É também por isso que o BVB continuará a tentar com Terzic até ao final da temporada.

Gerrit Kleiböhmer: O grupo de elefantes em torno de Hans-Joachim Watzke decidiu pouco antes das férias: Edin Terzic permanecerá como treinador do BVB. É difícil imaginar que este vínculo entre clube e treinador, que é quase extraordinário no meio profissional, se rompa na primavera de 2024. Mas também está claro: se Terzic realmente ameaçar falhar o objetivo mínimo da qualificação para a Liga dos Campeões, Watzke terá de puxar a corda em algum momento da segunda metade da temporada - e persuadir Matthias Sammer a assumir o papel de salvador provisório.

Emmanuel Schneider: Tenha cuidado! Edin Terzic pode fazer a segunda metade da temporada. Pelo menos no ano passado, quando o BVB alcançou o Bayern por nove pontos - até ao colapso colossal na última jornada. O facto de haver agora cada vez mais relatos de rebeliões de jogadores é um mau sinal para o treinador. No entanto, enquanto Hans-Joachim Watzke mantiver a mão sobre o seu treinador, ele permanecerá a bordo. Provavelmente até o final da temporada – incluindo a qualificação para a Liga dos Campeões.

Christian Schenzel: Se o BVB expulsar Terzic algumas semanas após a declaração de lealdade, Sebastian Kehl e Hans-Joachim Watzke deveriam acompanhá-los imediatamente. Porque então eles teriam perdido a credibilidade. Ou avançam agora com Terzic, ou haverá um corte maximamente radical em que tudo e todos serão questionados - como aconteceu, por exemplo, no Bayern na primavera.