Pascal Groß, um dos estrategistas do meio-campo do Borussia Dortmund, revelou recentemente que precisou se posicionar firmemente contra um apelido que recebeu em sua passagem pelo futebol inglês – e o motivo envolve uma questão de respeito à história do futebol alemão.
Em participação no podcast "Spielmacher", apresentado por Sebastian Hellmann, o jogador aurinegro contou que durante sua época no Brighton & Hove Albion, acabou ganhando um apelido indesejado.
Groß, que aparentemente teve seu contrato renovado pelo BVB recentemente, era chamado de "Der Kaiser" (O Imperador) em seu ex-clube – denominação que torcedores alemães associam imediatamente ao lendário Franz Beckenbauer. Para o meio-campista de 33 anos, usar esse apelido seria inapropriado.
Segundo o jogador, o departamento de mídias sociais do Brighton foi responsável por criar o apelido. O alemão conta que reagiu ativamente contra essa ideia: "Isso não é algo que vocês possam simplesmente usar. Na Alemanha, isso tem um significado extremamente importante". No entanto, o meio-campista acredita que seu ex-clube não tinha a intenção de fazer referência direta a Franz Beckenbauer.
Mesmo com seus esforços, Groß admite que "acabou não conseguindo se livrar do apelido". O reforço de verão do Borussia Dortmund conta que tentou "duas ou três vezes esclarecer" o significado do termo "Der Kaiser" na Alemanha.
Como muitos fãs de futebol sabem, o apelido está diretamente ligado a Franz Beckenbauer, que faleceu em janeiro de 2024 aos 78 anos. O nome honorário para o futebolista do século surgiu, segundo diferentes relatos, ou durante a final da Copa da Alemanha de 1969 contra o Schalke 04, ou durante uma sessão de fotos ao lado de um busto do imperador Franz Joseph em Viena.
Beckenbauer se tornou campeão mundial como jogador e treinador, moldando o futebol alemão como poucos. Para Pascal Groß, usar esse nome era simplesmente impensável – assim como possíveis alternativas.
Até hoje, Pascal Groß afirma não ter nenhum apelido oficial. "Não, normal mesmo", respondeu quando questionado no podcast sobre como gostaria de ser chamado atualmente. Ele menciona apenas que seu pai às vezes o chamava de "Kalli" como brincadeira – piada que acabou permanecendo.
Diferentemente da discussão bem-humorada sobre seu apelido, a situação de Pascal Groß no BVB está cada vez melhor atualmente (situação em maio de 2025). O camisa 13 do Borussia admite que passou por uma fase na atual temporada em que estava "completamente insatisfeito" com seu desempenho. Nas últimas semanas, porém, as coisas foram ficando "cada vez melhores".
De fato, o nativo de Mannheim está próximo de encerrar a temporada com um total de 14 assistências pelo BVB em todas as competições. Apesar da tendência positiva, Pascal Groß também fez uma espécie de declaração desafiadora para a próxima temporada: "Não vim para cá para terminar em sexto lugar com dificuldade."