A doze rodadas do fim da temporada 2024/25, o Borussia Dortmund ocupa apenas a 11ª posição na Bundesliga. A classificação para a próxima Champions League está seriamente ameaçada, algo que não acontece desde 2015/16.
O RB Leipzig, atual ocupante da última vaga para a Champions, está oito pontos à frente. A distância para o líder Bayern de Munique é ainda mais impressionante: 26 pontos. O Leverkusen, vice-líder, está 18 pontos à frente, e o Frankfurt, em terceiro, 13 pontos.
Existe ainda a possibilidade de classificação através do título da atual Champions League, com a final marcada para 31 de maio de 2025 na Allianz Arena, em Munique. Para isso, o Dortmund precisará primeiro superar o Lille nas oitavas, e depois o vencedor de Benfica x Barcelona.
Caso não consiga a vaga, as consequências serão significativas. Na Europa League, além da redução nas receitas do clube, os jogadores sofrerão cortes salariais de cerca de 10%. Se a equipe ficar apenas com a Conference League ou nem se classificar para competições europeias, o corte pode chegar a 20%.
No entanto, nem todos os jogadores serão afetados. Aqueles com contratos antigos, como Niklas Süle, que recebe cerca de 14 milhões de euros por ano, estão protegidos dessas reduções salariais."