Texto por Colaborador: 03/12/2020 -

Pílula amarga para o Borussia Dortmund: o clube ficará sem Erling Braut Haaland pelo resto do ano. Como o treinador Lucien Favre compensará a perda de seu artilheiro?

Depois da derrota para o 1. FC Köln e do empate em 1-1 com a Lazio Roma, não é apenas esportivo que não está tão tranquilo como era recentemente, mas o treinador Lucien Favre também está preocupado com o pessoal. Devido as lesões, ele está perdendo vários protegidos.

O fracasso mais sério: Erling Braut Haaland. Como Favre confirmou na quarta-feira, o atacante não vai mais jogar pelo Borussia em 2020. O fracasso de Haaland dói muito ao Dortmund. Sem o forte atacante central, não há ponto fixo que possa consertar as bolas e fazer buracos na defesa adversária com sua velocidade e qualidade.

De um ponto de vista puramente estatístico, o desfalque de Haaland no passado não atingiu os auri-negros com força. Em quatro jogos em que o jovem de 20 anos não esteve disponível desde a contratação em janeiro de 2020, o Dortmund não perdeu uma única vez (vitória por 6-1 no terreno do SC Paderborn, vitória por 1-0 sobre o Hertha BSC, vitória por 2-0 contra o Arminia Bielefeld e 1: 1 contra a Lazio).

No entanto, Haaland não fará falta apenas por causa de suas qualidades futebolísticas. Michael Zorc ressaltou isso na noite de quarta-feira, como parte do jogo da Liga dos Campeões contra a Lazio na Sky. "Erling Haaland foi o responsável pelos gols e pela vontade de vencer nas últimas semanas", disse o diretor esportivo.

Outros têm de assumir o papel de jogador mental - a próxima tarefa na Bundesliga será contra o Eintracht Frankfurt (sábado). Existem vários cenários em que Favre poderia substituir Haaland.

A formação mais provável seria uma solução de ponta-de-lança auxiliar com Marco Reus, Julian Brandt ou Thorgan Hazard na vanguarda, o que se provou no passado com uma opção sem Haaland. Todos os três já jogaram na tempestade. É possível que Favre continue a construir em seu sistema 3-4-3 e dê a sua equipe ofensiva mão livre para preencher a posição de Haaland.

Claro, o BVB também tem outro atacante-central com Youssufa Moukoko no elenco. Mas o jovem só recentemente comemorou sua estreia no BVB aos 16 anos e um dia como o jogador mais jovem da história da Bundesliga e deve ser cuidadosamente construído. Ele agora pode ter mais horas de trabalho. Um cenário no qual Favre Moukoko planeja substituir Haaland, no entanto, é bastante questionável.

Claro, o Dortmund tem outro atacante-centro treinado com Youssufa Moukoko no elenco. Mas o jovem só recentemente comemorou sua estreia no BVB aos 16 anos e um dia como o jogador mais jovem da história da Bundesliga e deve ser cuidadosamente construído. Ele agora pode ter mais horas de trabalho. Um cenário no qual Favre Moukoko planeja substituir Haaland, no entanto, é bastante questionável.

Há mais seis jogos oficiais para o Borussia este ano. Eintracht Frankfurt (fora), Zenit (Liga dos Campeões, fora), VfB Stuttgart (em casa), Werder Bremen (fora), Union Berlin (fora), Eintracht Braunschweig (DFB-Pokal, fora) e a equipe de Dortmund está se tornando cada vez mais fraca .