Texto por Colaborador: Redação 03/05/2023 - 16:21

O Borussia Dortmund tem sido ligado a Jadon Sancho nas últimas semanas, gerando rumores sobre um possível retorno ao Westfalenstadion. Quando o BVB sancionou a transferência de Jadon Sancho para o Manchester United, em 2021, muitos esperavam que o jovem inglês entrasse em ação na Premier League. Sua clara perspicácia futebolística e sua natureza influente na bola, juntamente com sua brilhante capacidade de levar jogadores no um contra um, fizeram dele um dos componentes mais cruciais do jogo ofensivo do Dortmund, e não é surpresa que muitos tenham lamentado vê-lo partir.

Sancho não foi o primeiro a dar o salto do Borussia Dortmund para a Premier League, nem o primeiro jogador a trocar o Westfalenstadion por Old Trafford. Ele seguiu os passos de dois jogadores muito influentes do BVB quando eles estavam no auge de seus poderes: Shinji Kagawa e Henrikh Mkhitaryan.

Infelizmente para Sancho, sua passagem até aqui espelhou as excursões de Kagawa e Mikhi à primeira divisão do futebol inglês. Ele não conseguiu carimbar sua autoridade na equipe do Manchester United e, na verdade, desempenhou o papel de um jogador pouco participativo. Isso começou a mudar sob a gestão de Erik Ten Hag no comando do United, mas Sancho ainda não recuperou nem mesmo um lampejo da natureza mercurial que o tornou um dos jogadores mais procurados do futebol europeu na época de sua transferência.

O Borussia Dortmund teria flertado com a ideia de trazer Sancho de volta ao clube, em um movimento que vimos outros ex-jogadores fazerem. Nomes como Shinji Kagawa, Mario Götze e Nuri Şahin fizeram grandes jogadas, lutaram e depois retornaram ao BVB apenas para jogar em uma fração do nível em que estavam jogando antes de sua partida. Muitos veem esses movimentos em retrospectiva como reencontros nascidos da nostalgia e não da necessidade.

A questão, então, é: tal movimento para Sancho seria na mesma linha? A resposta para essa pergunta não é tão direta, já que a viabilidade de tal mudança se resumiria a uma série de fatores, nem todos sob o controle de Sancho ou do Dortmund.

Por um lado, um retorno de Sancho ao Dortmund teria que ser colocado de forma que o clube pudesse mitigar qualquer possível consequência negativa da mudança não dar certo, e isso viria da estrutura do negócio. Nem um simples empréstimo nem uma compra definitiva caberiam na conta; mas uma combinação dos dois na forma de um empréstimo com uma opção razoável de compra seria um negócio agradável de contemplar.

A razão para isso é que, embora Sancho tenha tido sucesso com o BVB anteriormente, sua forma foi diminuída ao longo de sua passagem por Manchester, e ele é um jogador cujos salários seriam substanciais. Embora eu espere que qualquer acordo metafórico inclua o jogador tendo um corte salarial substancial, ele certamente ainda seria um dos jogadores mais bem pagos da equipe.

Para garantir a viabilidade de um futuro com Sancho, um empréstimo com opção de compra seria o caminho preferencial. Se uma mudança não der certo, o Dortmund não é obrigado a manter um jogador com salários altos que não está contribuindo para o desenvolvimento e sucesso do elenco, e embora eu ache bastante provável que Sancho se recupere e jogue muito bem em Dortmund se um retorno realmente se concretizar, é melhor prevenir do que remediar. especialmente neste mercado atual.

Infelizmente para o Borussia Dortmund, e Jadon Sancho se ele realmente estiver interessado, os parâmetros necessários para que tal movimento se concretize são improváveis nesta conjuntura. Já foi notado que Sancho não é um "assunto quente" no BVB por fontes confiáveis e no máximo o clube poderia emprestá-lo.

Isso, no grande esquema das coisas, não combina com United ou Dortmund a longo prazo. Para o United, a contratação de Jadon Sancho representaria uma oportunidade de recomeçar no departamento de alas e provavelmente gostaria de considerar a contratação de um novo jogador para ocupar seu lugar. Os recursos de uma saída de Sancho seriam voltados para tornar isso realidade.

Para o Borussia, um simples empréstimo não só faria com que eles desenvolvessem um jogador para outro clube, mas mesmo que tivessem sucesso com ele no elenco, sua inclusão poderia atrapalhar o crescimento de jovens jogadores "esperando nas alas", ou seja, Jamie Bynoe-Gittens e Julien Duranville. Assim, qualquer movimento para Sancho teria que ser com a ideia em mente de que há uma opção para que o negócio se torne permanente, caso contrário, faz pouco sentido daqui para frente. (Via BVB Buzz)