Texto por Colaborador: 02/12/2020 -

O ex-Ultra da torcida do BVB Jan-Henrik Gruszecki se tornará o chefe do departamento de Estratégia e Cultura do Borussia Dortmund em 1º de janeiro de 2021, assessorando o Diretor Executivo Hans-Joachim Watzke em questões futuras. Antes de iniciar o serviço, Gruszecki comentou sobre a discussão recorrente sobre o treinador Lucien Favre.

"O BVB provavelmente tem o segundo melhor time da Bundesliga. Mas de alguma forma sempre se presume que o BVB vencerá 32 jogos da Bundesliga - se um jogo não for vencido, o treinador fará tudo errado - e na verdade o campeonato estará nos jogos decididos contra o Bayern ", afirmou o cofundador do grupo ultra" The Unity, que deixou claro: "Não, não é assim. Mesmo que o "plantel do BVB seja melhor que o do Colônia", "não há automatismo" na Bundesliga. De alguma forma, percebeu-se que não é permitido perder nenhum outro jogo porque a competição na Bundesliga se monopolizou", continuou Gruszecki. Este monopólio é "um dos maiores problemas da Bundesliga".

Não há dúvida de que o desempenho do Borussia contra o Colônia não foi bom. O Dortmund deu a impressão de "muito autoconfiança" e acreditou que seria capaz de virar o jogo facilmente no segundo tempo - semelhante à vitória por 5-2 sobre o Hertha.

De acordo com Gruszecki, criticar Lucien Favre não é apropriado. "Agora, pensar sobre o que seria a próxima temporada é um absurdo. Você não deveria ter uma discussão de treinador agora porque você perde para o Colônia." Além disso, devido ao orçamento, é "completamente normal para o Bayern marcar significativamente mais pontos do que o BVB. Se for diferente, é uma grande sensação." Gruszecki, de 36 anos, é um rosto bem conhecido na ativa torcida de Dortmund, atuou como porta-voz do "Bündnis Südtribüne" e de várias campanhas de torcedores, como "Nenhum Zwanni para um stayer!". Também trabalhou na produção do documentário "Nascido na Borsigplatz - Franz Jacobi e o berço do BVB", que aborda a historia do clube.