ReproduçãoO futebol alemão pode ser considerado um dos mais disputados e de destaque em todo o mundo. Os jogadores são exemplos para o futebol europeu e servem de referência inclusive para a formação de novos atletas, dentro e fora do continente. Neste sentido, por óbvio, sua população costuma engajar a fundo em eventos e competições esportivas, sejam elas locais, regionais ou internacionais.
Os clubes locais, como o Borussia Dortmund, ocupam um papel significativo na vida do povo alemão. O Borussia, por exemplo, é conhecido principalmente por sua base sólida de torcedores, por seu estádio emblemático e único e, também, por seu estilo de jogo agressivo e extremamente combativo. No entanto, em alguns momentos na temporada atual, o clube acabou batendo na trave e tendo um desempenho aquém do esperado. Este desempenho fez com que ele ainda não conseguisse assumir o topo da tabela – desejo frequente da torcida, da comissão técnica e, é claro, dos próprios jogadores. A seguir vamos entender alguns pontos que podem contribuir para que o time siga escalando e, quem sabe, conseguindo assumir a posição mais desejada por todos que estão acompanhando a disputa, dentro e fora das quatro linhas do gramado.
Um clube cheio de identidade
Se fosse possível definir o Borussia com uma palavra, provavelmente essa palavra seria “identidade”. Para a agremiação, ela é muito clara. É um clube característico, com valores sólidos, demarcados e consolidados. É conhecido por formar talentos, por apostar no desenvolvimento de pessoas e, é claro, por jogar com intensidade em todas as competições em que se propõe a participar. Este modelo fez com que o time conseguisse contratar nomes relevantes e, ao mesmo tempo, garantisse um número de torcedores extremamente significativo, representando uma das maiores torcidas da Alemanha.
Embora sua filosofia seja admirável em todos os sentidos, ela também traz alguns desafios. Entre eles, está a falta de experiência de alguns jogadores. Embora tenham o gás de um novo jogador, por vezes não possuem a expertise que um jogador mais experiente poderia ter. Isso acaba impactando na regularidade dos resultados e, também, na dificuldade que o clube acaba tendo em ter continuidade na sua performance dentro dos campos. Em uma liga como a Bundesliga, isso é extremamente importante e relevante, especialmente para times que buscam chegar ao topo da tabela.
Próximos passos
Sabendo dos pontos abordados anteriormente, fica claro que como próximo passo o Dortmun precisa encontrar o equilíbrio entre desenvolver os jovens ao mesmo tempo em que mantém um núcleo experiente por bastante tempo. Com estes ajustes, o time tem plena capacidade de evoluir e se tornar campeão ou ao menos tomar as rédeas e voltar ao favoritismo. Vale lembrar que o favoritismo, embora seja apenas simbólico, traz impactos importantes para o time, principalmente por movimentar a torcida, impulsionar o mercado bet e, ainda, conseguir ainda mais atenção da mídia em torno do desempenho do time.
Mas é claro que esse ponto não é uma tarefa fácil. Ele envolve uma mudança cultural e de mentalidade, que precisa ser feita de forma gradual, sem deixar de lado o desenvolvimento de novos jogadores, que é extremamente relevante para o futebol alemão e, é claro, para o futebol mundial de forma geral. Encontrar o equilíbrio também neste aspecto vai ser importante para que o time consiga fazer esta transição, evitando perder pontos e até mesmo partidas para times que muitas vezes são menores do que a grandeza que ele representa para o futebol.
Dentro do campo, por sua vez, o time precisa aprender a dosar os seus esforços entre o ataque e a defesa. Ele é conhecido por atacar com muitos jogadores, o que é ótimo e pode fazer a diferença, no entanto, quando perde a bola, acaba demorando para se recompor, deixando buracos em sua defesa em alguns momentos. Para corrigir isso, o clube vai precisar adotar uma transição defensiva mais coordenada, criando e mantendo uma linha de pressão eficiente e um meio-campo possivelmente mais compacto.
Conclusão: protagonismo pode ser a nova palavra-chave
Se identidade era até então uma das melhores palavras para representarem o time, protagonismo pode ser a próxima. O clube tem sim todas as condições de chegar ao topo da Bundesliga, mas precisará trabalhar duro para retomar o seu protagonismo dentro dos campos. Rompendo alguns padrões e fazendo alguns ajustes, o clube certamente tem chances de chegar lá. Para isso, vai precisar de coragem para mudar e convicção das atitudes, de modo a sustentar estas mudanças até o final da temporada – com muito protagonismo.
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães
06/12
02:00
Gigantes europeus disputam jovem prodígio do futebol húngaro
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea