Texto por Colaborador: 31/03/2021 -

As propostas devem ser aprovadas pela UEFA na quarta-feira. O novo formato fará com que as fases de grupos atuais sejam eliminadas.

Conforme relatado pela BBC, a UEFA está pronta para concordar com um conjunto de propostas que podem mudar a Liga dos Campeões como a conhecemos.

Um novo formato, previsto para começar a partir de 2024, está em obras há mais de dois anos e o comitê executivo finalizará as mudanças até quarta-feira.

Que mudanças esperar no novo formato?
A fase de grupos será cancelada e teremos 36 equipes lutando pelo prêmio, em vez de 32.

Haverá duas 'entradas curinga' reservadas para os clubes com o maior coeficiente de pontos da UEFA (com base em sucessos europeus anteriores) para aqueles que não conseguirem se qualificar através de sua posição na liga.

Isso significaria que, com base na tabela atual, que o Liverpool teria conquistado uma vaga na Liga dos Campeões mesmo sendo o sétimo colocado na tabela da Premier League.

Cada equipe jogaria 10 partidas contra vários oponentes e haveria uma tabela geral da liga.

Aqueles que terminarem entre os oito primeiros se classificarão para as rodadas eliminatórias, enquanto o restante segue para os play-offs.

A BBC entende que é "99 por cento certo que esses protocolos serão ratificados", o que significa que essa pode ser a norma a partir de 2024.

Se tivermos um sistema baseado na liga para a Champions League, isso significa que haveriam jogos adicionais (um calendário ainda mais congestionado). O novo formato exigirá 19 rodadas de jogo - seis a mais do que jogamos atualmente.

Isso não é um bom presságio para uma equipe que está lutando contra lesões e jogadores sobrecarregados, mas parece que, para os poderes constituídos, o lado comercial das coisas é muito mais importante do que o bem-estar dos jogadores.

Quando esse formato será finalizado?
O Athletic informa que o comité executivo da UEFA vai realizar uma reunião para decidir as alterações finais - no entanto, a reunião foi cancelada.

Isso ocorre porque houve desacordo sobre a ECA (European Club Association) querer uma voz muito maior na forma como os direitos de transmissão e comerciais da Liga dos Campeões são vendidas e comercializadas.

O Athletic acrescenta que a UEFA está disposta a ceder algum controle aos clubes, mas quer manter o poder de veto em decisões importantes.

Não é mencionado quando a reunião será realizada novamente. Embora o ECA tenha problemas com o aspecto financeiro das novas mudanças, o formato em si não está em questão no momento.