Texto por Colaborador: Redação 14/07/2025 - 10:00

Após um período de silêncio desde suas críticas públicas ao Borussia Dortmund na última temporada, Matthias Sammer voltou a se pronunciar de forma contundente. Em entrevista ao kicker, o ex-jogador e atual conselheiro do BVB abordou problemas mais amplos do futebol alemão, destacando a perda de identidade da modalidade no país.

Sammer, que desde 2018 atua como conselheiro da direção do Borussia Dortmund e atualmente auxilia Lars Ricken e demais dirigentes em questões estratégicas — sem envolvimento direto em transferências —, já havia chamado atenção em janeiro ao comentar uma derrota para o Bologna, pela Amazon Prime, de forma crítica. Desde então, vinha se mantendo mais discreto.

Agora, porém, voltou a falar com firmeza: "O futebol alemão perdeu sua identidade fundamental e, portanto, pontos fortes essenciais", afirmou. Segundo ele, essa perda é uma das razões para a falta de sucesso internacional dos clubes e da seleção alemã nos últimos anos.

"Não conseguimos equilibrar inovação e tradição para preservar nossa identidade. Quando assisto ao futebol alemão agora, deliberadamente me pergunto: o que o futebol alemão realmente representa hoje? Não consigo ver", disse Sammer, apontando para uma crise de definição na forma como o futebol é praticado e entendido no país.

Ele também defende mais autocrítica: "No entanto, também devemos diferenciar em nossas avaliações e discutir de forma crítica e construtiva e não devemos encobrir artificialmente os resultados apenas para que não haja agitação. Ainda somos mais fortes na caiação do que na análise crítica." Para Sammer, é essencial que o futebol alemão reaprenda a ser honesto sobre suas limitações:
"O futebol alemão deve aprender novamente a não vender a média como classe mundial", completou.

Sobre sua permanência no Borussia Dortmund, Sammer afirmou que ainda não assinou novo contrato, mas indicou que a renovação é apenas uma formalidade: "Eu amo este clube e não queria sair quando o Borussia estava em décimo primeiro lugar. Agora estamos em quarto. Eu quero – mas em segundo plano! – ajudar a garantir que as coisas continuem a melhorar."

Ele ainda comentou a polêmica declaração contra o time após a derrota para o Bologna: "Talvez eu fosse muito torcedor naquele momento em Bologna, muito emocionado e esqueci meu papel em cima da hora."

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

703 pessoas já votaram