Texto por Colaborador: Redação 25/10/2024 - 19:08

A violenta derrota na Liga dos Campeões contra o Real Madrid trouxe críticas significativas ao técnico do BVB, Nuri Sahin. O campeão mundial Lothar Matthäus vê o treinador como responsável.

Lothar Matthäus respondeu às críticas ao treinador do Dortmund, Nuri Sahin. Em particular, a mudança do sistema de jogo no Real Madrid (2:5) para uma variante mais defensiva com um defesa adicional tem sido objeto de muita discussão nos últimos dias.

“Se o tiro sair pela culatra, o treinador será criticado. Ele terá que aguentar”, disse Lothar Matthäus à RTL/ntv e sport.de.

Sahin certamente “teve uma ideia por trás disso” ao fazer a mudança, disse o especialista em TV. No entanto, o comandante de 36 anos deu um sinal "de que não se deve jogar em Madrid": "Jogo mais defensivamente, apenas de forma compacta na defensiva, quase nenhum ataque ofensivo. No final, isso ajudou a dar ao Real Madrid a sensação: podemos avançar mais. A equipe claramente aproveitou isso", analisou Matthäus.

BVB entra em colapso completamente

Depois de uma vantagem de 2 a 0 no intervalo graças aos gols de Donyell Malen e Jamie Gittens, o BVB desabou completamente no jogo da Liga dos Campeões. No segundo tempo, as estrelas do Real em torno do brilhante Vinicius Jr desmantelaram literalmente a defesa do BVB. O Merengues deram aos convidados cinco gols após o intervalo.

“É claro que o treinador será criticado depois”, disse Matthäus. "Talvez agora ele perceba que teria sido melhor ter feito outra coisa. Só não se sabe de antemão. O treinador é então responsável e tem de assumir a responsabilidade".

Sahin enfrentou críticas na sexta-feira na coletiva de imprensa antes do jogo contra o Augsburg.

"As exigências em Dortmund são sempre enormes devido ao sucesso dos últimos anos. Isso ficou claro para mim desde o início. Se você lidera por 2 a 0, faz uma mudança tática e depois perde por 2 a 5: eu não esperava que eu não seria criticado "Seria fatal pensar isso", disse Sahin. "Esse é o destino de um treinador. Posso lidar com isso. Houve muitos elogios no passado e esses tempos voltarão".

Depois da derrota por 5-2, Sahin já tinha explicado que o seu plano na segunda parte “não deu certo”, “é o meu erro que tenho de enfrentar”, disse o treinador do BVB. Com as mudanças ele quis dar “segurança” para que “Rodrygo e principalmente Vini não entrem em duelos um contra um com tanta facilidade”. Deu tudo errado e Vinicius Junior usou sua liberdade para fazer três gols (62º, 86º, 90º + 3). “O segundo tempo é extremamente amargo. Defendemos muito, muito mal, além da classe individual do Real”, disse Sahin.

 

via sport.de