Texto por Colaborador: Redação 18/06/2023 - 23:50

Gregg Berhalter retorna como técnico dos próximos co-anfitriões da Copa do Mundo, os EUA. O ex-profissional da Bundesliga, de 59 anos, treinou a seleção americana até o final do ano passado e levou-a às 16 primeiras seleções da Copa do Mundo no Catar. Seu contrato expirou e inicialmente não foi renovado.

O acerto é considerado sensível por causa de uma disputa interna. "Apontar o técnico certo para uma seleção nacional é uma decisão importante que reflete a identidade do futebol americano e estabelece as bases para o crescimento do futebol em todo o país nos próximos anos", disse o diretor esportivo Matt Crocker em comunicado. Gregg é a pessoa certa para o trabalho e estou ansioso para trabalhar com ele."

Jogadores da equipe dos Estados Unidos, incluindo o ex-astro do BVB Christian Pulisic, já pediram a volta de Berhalter, que venceu 37 partidas e empatou 12 em 60 jogos como técnico dos Estados Unidos. Onze jogos sob sua liderança foram perdidos. O pessoal do co-anfitrião da Copa do Mundo de 2026 é explosivo. A despedida de Berhalter foi acompanhada por uma discussão bastante bizarra entre ele e os pais do internacional do Borussia Dortmund, Giovanni Reyna. Entre outras coisas, eles acusaram Berhalter de minimizar um incidente no início dos anos 1990, no qual ele chutou sua esposa Rosalind nas pernas após uma discussão.

BVB profissional Reyna pouco antes de ser expulso

Berhalter admitiu isso e enfatizou que lamentava o incidente. Enquanto isso, a mãe de Giovanni Reyna, Danielle Reyna, disse que os testemunhos de Berhalter "minimizaram significativamente" o abuso na noite em questão. As divergências tornaram-se públicas logo após o fim da Copa do Mundo. Berhalter tornou público que um jogador estava prestes a ser suspenso por causa de indiferença demonstrativa. A mídia descobriu rapidamente que era Giovanni Reyna.

Segundo Berhalter, uma pessoa não identificada teria tentado entrar em contato com uma pessoa da associação durante a Copa do Mundo para desacreditar o técnico com certas informações. Diz-se que foram Danielle e Claudio Reyna, ex-internacional dos EUA e até padrinho de casamento de Berhalter.

 

Via Ruhr Nachrichten