Após a eliminação do Borussia Dortmund nas quartas de final do Mundial de Clubes com derrota por 3 a 2 para o Real Madrid, as avaliações internas do clube sobre o desempenho nos Estados Unidos foram positivas. No entanto, para Mario Basler, ex-jogador e comentarista, essa análise não tem fundamento e revela um afastamento da realidade por parte da direção esportiva do clube.
Em seu podcast Basler ballert, o alemão de 56 anos criticou duramente os dirigentes do BVB, especialmente o diretor esportivo Lars Ricken. “Borussia Dortmund? Você não pode levá-los tão a sério”, disparou Basler, incomodado com o otimismo demonstrado pelos cartolas após a campanha no torneio.
Basler afirmou que o clube “perdeu um pouco a humildade” e avaliou que “agora eles estão se tornando megalomaníacos novamente em Dortmund”. Segundo ele, os chefes do clube "perderiam um pouco a realidade".
O ex-jogador também comentou que a arrancada final do Dortmund na Bundesliga, que garantiu uma vaga de última hora na Liga dos Campeões, pode ter sido mais prejudicial do que benéfica. “Isso novamente branqueia muito. Claro, eles venceram os últimos oito jogos na Bundesliga, o que eu sei. Sim, ótimo, ótimo. Mas você não deve esquecer, o que foi nas semanas anteriores? Futebol de desastre!”, criticou.
Além dos dirigentes, Basler também direcionou críticas aos jogadores. “Adeyemi, tinha uma cara grande antes”, disse, referindo-se ao desempenho do atacante Karim Adeyemi contra o Real Madrid. Ele também mencionou Marcel Sabitzer e Pascal Groß como exemplos de atletas que “se engordaram”.
Ao final, Basler concluiu: “Algo tem que acontecer em Dortmund em muitas posições”.