Texto por Colaborador: Redação 26/02/2024 - 02:00

Os 18 clubes da Bundesliga estabeleceram um novo recorde de vendas na última temporada de 2022/23? Há muitos sinais de que a barreira dos quatro bilhões de euros será claramente quebrada.

O que o Beletage alemão só conseguiu uma vez até agora foi na temporada 2018/19, quando a Bundesliga reportou 4,02 bilhões de euros no seu relatório econômico. Seguiram-se épocas marcadas pela pandemia de Covid e, portanto, um declínio para 3,8 (2019/20) e 3,47 bilhões de euros (2020/21). A ligeira recuperação em 2021/22, quando foram registados 3,61 bilhões de euros, deverá agora ser seguida de um forte crescimento.

Será que a marca dos 4 bilhões de euros será novamente ultrapassada?

A julgar pelas publicações de 15 dos 18 clubes em torno das assembleias gerais e de membros anuais nos últimos meses, bem como com base nas estimativas relativas ao RB Leipzig, Bayer Leverkusen e VfL Wolfsburg, a liga poderia até reportar 4,3 bilhões de euros. As estimativas mencionadas são necessárias porque o RB não disponibiliza seus números ao público em geral antes da publicação no Diário Federal e os números dos dois clubes fabris estão incluídos nos respectivos balanços consolidados da Bayer e da Volkswagen AG.

Segundo a kicker research, o RB terá vendas de cerca de 450 milhões de euros durante todo o ano de 2023. Até agora, porém, os saxões basearam os seus balanços numa base sazonal, com vendas de 349 milhões de euros em 2021/22. A este respeito, o "meio-termo" de cerca de 400 milhões de euros para a temporada 2022/23 pode aproximar-se da realidade - mas no final isso também depende de qual temporada as vendas milionárias de Josko Gvardiol (Manchester City), Dominik Szoboszlai (Liverpool FC) e Christopher Nkunku (Chelsea FC) podem ser admoestados com cartões amarelos. Na Bayer, as estimativas assumem um volume de negócios semelhante ao de 2021/22 (271,3 milhões de euros), enquanto no VfL há uma ligeira descida para cerca de 230 milhões de euros, após 251,3 milhões de euros no ano anterior.

Baviera e BVB estão impulsionando o crescimento

Os impulsionadores do crescimento são principalmente os gigantes da indústria Bayern (854,2 milhões) e Borussia Dortmund (515,4 milhões; todos os números incluindo transferências), cada um dos quais estabeleceu recordes, mas também o fato de, com os repatriados da Bundesliga na altura, Schalke 04 e Werder Bremen, dois clubes com vendas altas, foram promovidos e dois clubes com vendas comparativamente baixas, Greuther Fürth e Arminia Bielefeld, tiveram que ir para a câmara baixa. Os números que os clubes submetem à DFL no âmbito do processo de licenciamento e que acabam por ser apresentados no relatório económico diferem ligeiramente dos totais publicados pelo MV devido à metodologia, pelo que não é possível fazer uma previsão muito específica.

 

Via Kicker