Texto por Colaborador: Redação 08/08/2024 - 00:15

Borussia Dortmund tem trabalhado duro para compilar seu elenco para a próxima temporada durante o verão. Com saídas de alto nível na forma de Mats Hummels. Marco Reus e, mais recentemente, Niclas Füllkrug, bem como o fim dos contratos de empréstimo do clube para Ian Maatsen e Jadon Sancho, houve muitos buracos para o clube tapar, tanto com soluções internas quanto com recém-chegados.

Em entrevista ao Bild, Ricken destacou sua satisfação com a forma como o Dortmund se reestruturou neste verão e afirmou sua confiança nas novas contratações do clube: "Estou muito satisfeito com as transferências e estou surpreso com o entusiasmo que estou com elas. No final, deve-se dizer que todos nós implementamos as metas de transferência número 1 nas respectivas posições."

Até agora, o Dortmund trouxe Serhou Guirassy, Waldemar Anton, Yan Couto e Pascal Groß, todos os quais trazem suas próprias qualidades para o time que serão úteis ao longo da temporada. Em Guirassy, Groß e Anton, o clube trouxe jogadores experientes e comprovados na Bundesliga que serão grandes trunfos na próxima campanha. Groß, em particular, também jogou várias temporadas de futebol excepcional pelo Brighton na Premier League, fazendo parte da seleção de Julian Nagelsmann pela Alemanha na Eurocopa. Aos 33 anos, sua experiência será inestimável para um time que, segundo Ricken, deve estar disputando troféus nesta temporada: "Teoricamente, são quatro títulos possíveis com campeonato, copa, Champions League e mundial de clubes. Não queremos apenas jogar por isso, mas também queremos ganhar um. Essa é a nossa atitude. Não posso prometer um título, mas também não posso excluir um."

Ricken também falou sobre "dar o próximo passo" como clube, com o Dortmund tendo chegado tão perto de conquistar troféus nos últimos dois anos. As contratações até agora, pelo menos no papel, são certamente passos na direção certa. De acordo com Ricken, caberá aos jogadores garantir que estejam em forma e prontos individualmente para ajudar o clube a dar o próximo passo e responsabilizar uns aos outros no processo: "É uma obrigação dos jogadores colocarem-se nas melhores condições possíveis. Mas também para garantir que o próximo homem também esteja nas melhores condições possíveis."

A estratégia que Ricken, Sebastian Kehl e Sven Mislintat procuram implementar ao lado do trabalho do técnico Nuri Şahin neste verão será crítica em termos do potencial de sucesso do Dortmund nesta temporada. Em termos de construção de elenco em particular, ainda há alguns buracos a serem preenchidos. A saída mais recente de Tom Rothe abriu a questão de saber se o clube deve ou não voltar ao mercado em busca de um novo lateral-esquerdo, mas o plano agora, de acordo com Ricken, é contar com as soluções internas de Ramy Bensebaini e Almugera Kabar.

"Não é certo que temos quatro jogadores sub-19 em nosso elenco. Agora que vendemos Tom Rothe, decidimos não apenas que Kabar viaje conosco, mas ele também ficará conosco. É claro que é uma decisão corajosa, uma solução corajosa, mas acho que temos que defendê-la, para dar a esses caras essa oportunidade conosco."

Kabar, em particular, é um talento promissor das categorias de base do Dortmund, o mesmo que Rothe, e participou da partida de teste do Dortmund contra o Villarreal esta semana. Tanto Bensebaini quanto Kabar mostraram neste jogo que pode ser arriscado para o Dortmund confiar apenas neles como as únicas opções para a posição, e ainda mais tornou a saída de Rothe ainda mais intrigante.

Embora as palavras de Ricken apoiem Kabar, que é realmente talentoso, a sensação é de que o clube ainda pode realmente fazer uma jogada caso uma oportunidade se apresente. Alguns relatórios indicam que um empréstimo é a solução mais provável.

Kabar ainda não foi realmente testado com o futebol de primeira linha, o que pode indicar que, se nenhuma contratação for feita e a forma de Bensebaini até agora for algo a ser considerado, Julian Ryerson pode ter seu trabalho cortado para ele no flanco esquerdo da defesa. É por isso que até mesmo um empréstimo, como sugere o relatório acima mencionado, pode ser útil.

O clube também está trabalhando na contratação de Maximilian Beier nos bastidores, o que seria de fato uma vitória sólida para Ricken e companhia, considerando as circunstâncias, completando bem o negócio de transferências que ele ajudou a supervisionar em seu primeiro verão como Diretor de Esportes. Embora os sinais até agora sejam bons, mais algumas mudanças são necessárias para que o otimismo de Ricken e a esperança de um título este ano se tornem uma expectativa mais realista.

(Via bvb buzz)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram