BVB.de / Oficial Site Na terceira rodada da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund estava prestes incomodar o Real Madrid. Os auri-negros lideravam por 2 a 0 no intervalo e tiveram um desempenho muito bom.
Após a mudança de pontas, no entanto, o castelo de cartas desmoronou. O técnico Nuri Şahin mudou para uma linha de defesa de cinco homens aos 55 minutos devido à crescente pressão dos espanhóis para que o ataque fosse cortado pela raiz.
O plano falhou porque o Real empatou em dois minutos por meio de Antonio Rüdiger (60') e Vinícius (62'), Lucas Vázquez finalmente virou o jogo de cabeça para baixo (83') e Vinícius fechou com mais dois gols (86', 90'+3').
Em vez de ganhar estabilidade defensiva, o Dortmund se permitiu ser empurrado cada vez mais fundo em seu próprio meio-campo e cedeu à pressão constante do Real. As substituições de Pascal Groß (64º) e Emre Can (76º) não mudaram isso.
Após o apito final, Christoph Kramer e Edin Terzić chegaram a uma conclusão clara no Prime Video sobre a queda de desempenho do Dortmund. Para a dupla experiente, a mudança para a abordagem defensiva foi decisiva para a derrota clara.
"Eu entendo o que Nuri Şahin queria", enfatizou Kramer, mas o plano de jogo após o intervalo não deu certo. "A chave em jogos em que você está liderando por 2 a 0 contra um grande adversário não é que você se coloque na parte de trás com o homem e o rato e mostre vontade - a chave é a posse de bola, porque você está arrancando o dente de um time de ponta."
O BVB conseguiu fazê-lo nos estágios iniciais do segundo tempo, mas os pretos e amarelos caíram significativamente com os cinco de trás. "Se você se deixar cair cada vez mais para trás, você pode defender tão bem quanto quiser, você não vai resistir a essa onda de choque."
Claro, está se tornando cada vez mais difícil jogar seu próprio jogo quando a multidão no Estádio Santiago Bernabéu acorda. "No entanto, você tem que se forçar como equipe e jogador a ser corajoso, porque é aí que a verdadeira coragem aparece", disse Kramer claramente.
Terzić, no entanto, explicou que a grande fase de pressão do Real já havia sido indicada no primeiro tempo. "Depois de assumir uma vantagem de 2 a 0, houve uma chance tripla com os dois chutes no travessão (36º). Fiquei feliz por eles terem sobrevivido a esta fase e terem conseguido se resolver", disse o ex-treinador do BVB.
Embora o Real irradiasse a autoimagem quase típica de superar todos os obstáculos na Liga dos Campeões no segundo tempo, os recordistas de títulos não eram imbatíveis. "Você pode ver que eles não gostam de defender. Não houve nada de surpreendente do Real, nem ofensivamente nem defensivamente", analisou Terzić. "A chave é que você pode imobilizar o estádio através de longas fases de posse de bola, que não estavam lá no segundo tempo. É extremamente amargo quando você joga um primeiro tempo tão bom e sofre uma derrota clara no final."
O Dortmund sofreu assim a sua primeira derrota na Liga dos Campeões após três rodadas. Na Bundesliga, o Augsburg aguarda primeiro a equipe de Şahin, que enfrenta o Sturm Graz na Champions League, em 5 de Novembro.
(Via fussball.news)
10/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg
08/02
15:14
Jovem italiano de 18 anos realiza sonho com estreia relâmpago do Dortmund contra Wolfsburg