Reprodução / BVB TVFaltando apenas seis dias para a estreia na Copa do Mundo de Clubes, o técnico Niko Kovač, do Borussia Dortmund, tratou de colocar peso total no duelo contra o Fluminense, marcado para a próxima terça-feira (17), às 13h (de Brasília), no MetLife Stadium, nos Estados Unidos. Para o treinador croata, o confronto será praticamente uma decisão antecipada no Grupo F.
— Acho que nós e o Fluminense somos os favoritos. Quem vencer o primeiro jogo vai estar na próxima fase, afirmou Kovač em coletiva.
O comandante alemão rasgou elogios ao futebol brasileiro e demonstrou respeito ao estilo do adversário, mesmo admitindo que não conhece a fundo o elenco tricolor.
— Gosto do estilo brasileiro, é sempre difícil jogar contra eles. São tecnicamente e individualmente muito bons, então precisamos estar no nosso melhor nível.
Kovač assumiu o comando do Dortmund em janeiro, após a queda precoce do clube na fase de grupos da Champions League e a demissão de Nuri Şahin. Ex-técnico da seleção da Croácia e do Bayern de Munique, ele chega aos Estados Unidos ciente dos desafios, inclusive extracampo.
— Temos que lidar com o jet-lag, o horário diferente... Não é fácil. Mas queremos aproveitar essa oportunidade rara de disputar uma competição global.
Olho aberto com o Fluminense, mesmo sem conhecer Renato ou Arias
Apesar de admitir que não estudou o técnico Renato Gaúcho ou o atacante Jhon Arias, Kovač demonstrou humildade ao reconhecer o talento dos atletas brasileiros.
— Não foquei em jogadores específicos, mas no time como um todo. Se vocês estão falando do Arias, imagino que seja um grande jogador, então vamos ter que ter cuidado. No fim das contas, são os jogadores que decidem os jogos, não os técnicos.
O treinador ainda analisou o estilo do Fluminense, citando a posse de bola e a capacidade de decidir com jogadas individuais.
— Eles têm uma forma tradicional de jogar, muita posse, tentam definir com jogadas individuais. Sabemos que estão em quinto no Brasileirão, o que mostra que são perigosos.
Grupo com estilos distintos
Além do Fluminense, o Borussia Dortmund enfrentará o Mamelodi Sundowns (África do Sul) no sábado (21) e o Ulsan HD (Coreia do Sul) na quarta-feira (25). Para Kovač, o grupo promete desafios variados.
— São três estilos completamente diferentes. O futebol brasileiro, com muita técnica e posse; o coreano, ofensivo e veloz; e o sul-africano, que se aproxima do estilo brasileiro. Como clube de alto nível, precisamos estar prontos para tudo.
10/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg
08/02
15:14
Jovem italiano de 18 anos realiza sonho com estreia relâmpago do Dortmund contra Wolfsburg