Reprodução / Caze TVA torcida do Borussia Dortmund passou da insatisfação à comemoração. Na terça-feira, 13 de janeiro, o BVB venceu o Werder Bremen por 3 a 0. Porém, os 45 minutos iniciais foram repletos de falhas. Os atletas deixaram o gramado para o intervalo sob protestos sonoros da arquibancada. E qual foi a reação de Niko Kovac?
O comandante do BVB causou surpresa na entrevista coletiva ao fazer uma afirmação direta sobre o episódio: "Acho que as vaias foram absolutamente justificadas." O treinador complementou: "Porque eu também não estava satisfeito; disse isso ao time no intervalo. Podemos fazer melhor, temos que fazer melhor."
Ou seja, o técnico de 54 anos levou sua própria insatisfação e a dos torcedores para dentro do vestiário. Já o goleiro do BVB, Gregor Kobel, mostrou opinião diferente da do treinador após o confronto. O suíço, que recebeu a melhor avaliação da RUHR24 contra o Werder, comentou na zona mista depois do jogo: "Então, quando você está em campo como jogador, nunca é agradável quando há apitos."
Para Kobel, os torcedores aurinegros podiam "fazer o que quisessem no final das contas". O arqueiro do BVB não era do tipo que tentava calá-los. Ainda assim, a insatisfação da torcida o incomodou consideravelmente.
Seu treinador também buscou encontrar alguns aspectos positivos ao final. Respondendo às questões de torcedores insatisfeitos, ele extraiu uma conclusão positiva após 17 partidas e o término oficial do primeiro turno da Bundesliga: "Se você olhar agora: temos 36 pontos, o que é provavelmente muito mais do que tínhamos no ano passado. É por isso que você sempre precisa se diferenciar."
Segundo Kovac, o foco principal é sempre a "nota A", isto é, os resultados. "Perdemos apenas uma partida da Bundesliga nesta metade da temporada, e foi contra o Bayern de Munique", explicou o técnico do BVB.
Ainda na coletiva de imprensa, Kovac fez uma análise mais ampla: "Não estivemos no jogo no primeiro tempo. Isso também se deveu ao Werder Bremen, que nos pressionou bastante, nos empurrou para o campo de ataque e nos colocou sob pressão. O Bremen era difícil de conter quando tinha a posse de bola porque fazia muitas mudanças de posição. Marcamos o gol de bola parada. Isso poderia e deveria ter nos dado alguma segurança – mas não deu. Melhoramos no segundo tempo, mas não jogamos bem. No entanto, conseguimos marcar o segundo gol que eu queria, para trazer um pouco de calma ao jogo. Estou feliz com a vitória, mesmo que não se possa dizer que foi algo espetacular. Agora temos uma pontuação bastante decente na metade da temporada, mas temos que continuar trabalhando duro."
A forma de jogar, o "nível B", seria, em última análise, o fator decisivo. De fato, após o primeiro turno da temporada 2025/26, o Borussia Dortmund soma onze pontos a mais do que no mesmo período da temporada anterior. Se Kovac e seu elenco conseguirem apresentar um futebol ainda mais convincente agora, as vaias devem cessar rapidamente.
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg
08/02
15:14
Jovem italiano de 18 anos realiza sonho com estreia relâmpago do Dortmund contra Wolfsburg
08/02
15:00
Ricken confia em "bom pacote geral" para convencer Schlotterbeck a ficar no Dortmund
08/02
05:00
Dirigente do Dortmund compara Schlotterbeck a lendas do clube em meio a negociações