Antes do confronto das oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA contra o Monterrey, marcado para esta terça-feira, o técnico do Borussia Dortmund, Niko Kovac, concedeu entrevista coletiva e comentou sobre as condições da partida, o adversário mexicano e o apoio da torcida local.
Situação do elenco
Kovac atualizou o estado físico de alguns jogadores: "Marcel Sabitzer treinou totalmente novamente hoje. Ontem menos, fomos atenciosos com ele. Carney está doente, ele não viajou. A situação em torno de Jamie é amplamente conhecida, ele também não estará lá. O exame por parte de Julian Brandt tem sido positivo até agora. Nada mudou, então nenhuma cirurgia é necessária no momento. Ele também ficou doente por dois dias, mas está totalmente apto novamente."
Condições para a partida
O treinador destacou que o estádio climatizado pode favorecer o estilo do BVB: "Jogamos em um belo estádio que foi convertido em um salão. As temperaturas são muito mais frias do que experimentamos até agora. Acredito que veremos um jogo de futebol com muito mais intensidade do que nos últimos três jogos. Mostramos que somos uma equipe que quer jogar um futebol intenso e agressivo. E isso é muito mais leve e muito melhor quando está mais frio do que quando está muito quente."
Sobre o adversário, o Monterrey
Kovac espera um confronto tático e de alto nível técnico: "Esperamos uma equipa muito forte, tecnicamente muito boa e também taticamente bem estruturada. Eles jogaram com formações diferentes. Para nós, isso significa que também temos que reagir às mudanças."
Sergio Ramos como líder no Monterrey
O treinador alemão também comentou sobre a presença do experiente zagueiro espanhol: "Ele é um superstar. Mas não só ele, mas todos os jogadores que jogam há tanto tempo. Isso mostra sua mentalidade. Eles são vencedores. Eles querem vencer todas as sessões de treinamento, querem vencer todos os jogos. Eles querem estar no mais alto nível a cada passe nos treinos e no jogo. Essa é a razão pela qual ele joga tão bem e está saudável. Ele é um líder. E como líder, você quer estar no mais alto nível pelo maior tempo possível."
Apoio da torcida mexicana
Por fim, Kovac falou sobre a expectativa em relação ao público no estádio: "Espero que tenhamos um estádio devidamente cheio. Nós, jogadores de futebol, queremos nos apresentar diante de arquibancadas cheias. É disso que se trata o esporte. É claro que, para os sul-americanos e centro-americanos, é muito mais perto da América do que vir da Europa para cá. A atmosfera que os fãs trazem aqui é única, bonita, emocional, intensa. É sempre uma vantagem ter muito apoio. Presumo que Monterrey terá muito apoio mexicano. É uma situação diferente, isso é claro. Mas isso não significa que não temos chance. Esperamos usar nossas oportunidades. Você tem que crescer a partir disso."