O Borussia Dortmund realizará sua viagem mais curta na Bundesliga nesta temporada: são apenas cerca de 17 quilômetros de distância do SIGNAL IDUNA PARK, em Strobelallee, até o Ruhrstadion, do Bochum, em duelo deste sábado pela 22° rodada da Bundesliga.
Após a vitória por 3 a 0 sobre o Sporting na Liga dos Campeões, o BVB quer melhorar seu desempenho na Bundesliga. "Contra-atacamos de forma eficaz num jogo muito importante em Lisboa e conseguimos melhorar na segunda metade", comentou o treinador do Dortmund, Niko Kovac, que espera um confronto difícil em Bochum. "Muitas equipes tiveram dificuldades lá. Leverkusen e Leipzig empataram lá. Não estamos atrás de um prêmio de beleza, mas sim dos três pontos. Isso é crucial para continuar ganhando confiança com bons resultados."
Depois de uma série de altos e baixos, com um empate contra o Bremen e uma vitória em Heidenheim, a derrota recente para o Stuttgart por 2 a 1 deixou o BVB na 11ª posição da tabela. No jogo contra o Stuttgart, Julian Ryerson foi expulso após receber cartão amarelo e vermelho, ficando fora da partida contra o Bochum. Além disso, Ramy Bensebaini e Felix Nmecha seguem ausentes, enquanto Carney Chukwuemeka também está fora devido a problemas no joelho. Kovac mencionou que já tem uma boa ideia de como substituir Ryerson, mas preferiu não revelar muitos detalhes. Yan Couto é uma opção, assim como o próprio Niklas Süle, que jogou na posição durante a última partida, após um longo período de recuperação. "Ele se comportou bem nos treinos, mas o ritmo de jogo é diferente", disse Kovac, que vê Süle como uma alternativa para o sábado.
O Bochum está na última posição da Bundesliga, com apenas 11 pontos. A equipe venceu apenas dois jogos até agora, mas pode somar um terceiro caso o jogo contra o Union Berlin (da 14ª rodada) seja decidido na mesa verde devido a um incidente envolvendo um isqueiro.
Nos três últimos encontros do BVB em Bochum, o placar foi de 1 a 1. A última vitória em Bochum aconteceu nas oitavas de final da Copa da Alemanha, em fevereiro de 2023, quando o Dortmund venceu por 2 a 1. No primeiro jogo da atual temporada, o Borussia virou uma desvantagem de 2 a 0 para conquistar uma vitória por 4 a 2, com gols de Serhou Guirassy (2), Emre Can e Felix Nmecha.
Para Niko Kovac, este será seu primeiro derby entre BVB e Bochum no comando do Dortmund, mas como jogador e treinador de outras equipes, ele já teve diversas experiências na cidade vizinha. "O Bochum está lutando para se manter na Bundesliga e precisa dos pontos", afirmou Kovac. "Meus jogadores devem estar muito claros sobre o que esperar. E isso significa, acima de tudo, lutas e duelos. Precisamos liderar essas disputas para sair de campo como vencedores."
(Via BVB)