Reprodução / DFLDe acordo com o Federal Cartel Office, a regra 50+1 deve ser mantida no futebol profissional alemão.
O princípio que impede a aquisição total de clubes profissionais por investidores, não deve haver mais isenções no futuro, como para TSG Hoffenheim, Bayer Leverkusen e VfL Wolfsburg. Isso emerge de um comunicado de imprensa da autoridade sobre o tema na quinta-feira.
Isso foi precedido por um longo processo de votação por causa das regras especiais que continuam a se aplicar aos três clubes da Bundesliga. No futuro, porém, o trio deve envolver mais os integrantes e dar uma contrapartida financeira. O RB Leipzig, por sua vez, encontrou uma maneira engenhosa de contornar a regra 50 + 1 sob a lei do clube, de modo que os atuais vencedores da copa e participantes da Liga dos Campeões não desempenhassem nenhum papel para o Federal Cartel Office na última fase deste processo.
"Com a prometida exclusão da possibilidade de exceção dos estatutos, nossa preocupação de que os objetivos da política esportiva afirmados pela DFL sejam contrabalançados por uma coexistência de clubes com e sem exceções de financiamento", disse o presidente do Federal Cartel Office, Andreas Mundt.
"É verdade que as regras da lei antitruste se aplicam ao esporte profissional e principalmente às associações esportivas. A limitação da participação na liga aos clubes que se caracterizam por clubes ainda representa uma restrição à concorrência que exige legitimidade político-esportiva. Os compromissos oferecidos pelo DFL em geral, no entanto, parece ser adequado para dissipar nossas preocupações antitruste preliminares", continuou Mundt.
A associação dos 36 clubes profissionais e a autoridade concordaram com três mudanças importantes na regra 50+1 anterior. No futuro, deve ser assegurada a representação do clube matriz nos comitês das corporações desmembradas para o futebol profissional. Além disso, pessoas físicas ou jurídicas não podem mais equilibrar seus balanços com pagamentos especiais. Como terceira medida, os clubes estão vinculados à sua localização.
Em troca, as três exceções Hoffenheim, Leverkusen e Wolfsburg são concedidas como direitos adquiridos – não deveria haver mais. De acordo com o Federal Cartel Office, a DFL, a DFB e os outros clubes e investidores envolvidos no processo terão uma audiência legal antes que a decisão final seja tomada.
O Cartel Office classificou a regra 50+1 em 2021 como inofensiva em termos de política esportiva, mas criticou as três exceções para o TSG Hoffenheim com o proprietário majoritário Dietmar Hopp e os clubes controlados pela empresa Bayer Leverkusen e VfL Wolfsburg.
Desde então, o processo de esclarecimento está em andamento. O Hoffenheim havia anunciado recentemente que Hopp devolveria seus direitos de voto majoritários ao clube matriz sem compensação.
Via Kicker
10/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg
08/02
15:14
Jovem italiano de 18 anos realiza sonho com estreia relâmpago do Dortmund contra Wolfsburg